Atualidades vestibulares e Enem - outubro de 2018

Eleição do novo presidente da República, envio de pacotes com bombas no EUA e premiação do Nobel foram assunto neste mês.
Por Lorraine Vilela Campos

Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente do Brasil com 55% dos votos
Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente do Brasil com 55% dos votos
Crédito da Imagem: imagnético / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Outubro foi um mês movimentado no cenário político e social. No Brasil, o destaque esteve nas eleições para presidente da República. Como o Enem e os vestibulares abordam temas atuais do país e do mundo, o Brasil Escola traz um resumão do que foi assunto nos sites e portais de notícias. 

Basta clicar que nos links em negrito para ser redirecionado (a) aos textos originais. As notícias são do UOL, BBC, Agência Brasil, Exame, Folha de São Paulo e outros sites.

Tópicos deste artigo

Brasil

  • Eleições 2018

O mês começou agitado no Brasil com as eleições para presidente da república, governadores, senadores e deputados federais e estaduais em 7 de outubro. Na disputa para Presidência, as eleições foram para o segundo turno entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). 

O segundo turno da eleição presidencial foi realizado no último domingo, 28 de outubro. Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito com 55,13% dos votos válidos (57.797.456 votos) contra 44,87% (47.040.819 votos) de Fernando Haddad (PT). Com a maior abstenção desde 1998, 31.370.372 eleitores não compareceram às urnas, o que equivale a ausência de 21,3%. Os votos nulos somaram 7,43% (8.607.999) e os brancos representaram 2,14% do eleitorado (2.486.571).  

Saiba a diferença entre voto nulo e branco

Na eleição para governador, 13 estados elegeram seus representantes no primeiro turno, enquanto outros 14 mais o Distrito Federal tiveram a definição do governo estadual ou distrital no segundo turno. Confira aqui quem foram os governadores eleitos em todo o Brasil

=> Internet e Fake News

As eleições 2018 foram marcadas pela importância da internet. A campanha de Jair Bolsonaro, presidente eleito, foi majoritariamente feita nas redes sociais, já que no primeiro turno o então candidato teve apenas 8 segundos de propaganda política na TV e no rádio. 

As notícias falsas, ou fake news, estiveram presentes na corrida presidencial. Em reportagem investigativa, o jornal Folha de SP divulgou esquema de propaganda ilegal por disparos automáticos de mensagens pelo WhatsApp, com investimento feito por empresários. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também solicitou à Polícia Federal (PF) a investigação sobre Fake News no segundo turno

Saiba tudo sobre Fake News

Mundo

  • Prêmio Nobel

Outubro começou com a entrega de cinco categorias do Prêmio Nobel: Medicina, Paz, Química, Física e Economia. O reconhecimento das ações de ativistas e pesquisadores é voltada para ações ou descobertas que representem benefícios para a humanidade nas mais diversas áreas.

O Nobel de Medicina premiou os pesquisadores que descobriram um método que revoluciona o tratamento do câncer. Os imunologistas James P Allison, dos Estados Unidos, e Tasuku Honjo, do Japão, descobriram que o sistema imunológico do corpo pode atacar células cancerígenas. A medicação desenvolvida pelo norteamericano é voltado para o tratamento do câncer de pele, enquanto o japonês trabalha também com tumores de pulmão, renais e linfoma.

O prêmio Nobel da Paz foi para ativistas que lutam contra o uso da violência sexual como arma de guerra. Nadia Murad é ex-escrava sexual do grupo extremista Estado Islâmico e Denis Mukwege é médico ginecologista que cuidou de mais de 30 mil vítimas de abuso sexual no Congo. 

O Nobel de Química foi dado ao trio de pesquisadores Frances Arnold, George P.Smith e Gregory Winter pela técnica conhecida como evolução dirigida. O método tem como objetivo criar novas proteínas que podem ser usadas em áreas como produção de medicamentos e combustíveis menos poluentes

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O prêmio Nobel de Física foi dado ao trio composto pelo americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland. Os cientistas foram premiados por suas invenções no campo da física a laser. 

O Nobel de Economia foi dado aos economistas americanos William Nordhaus e Paul Romer. Conforme descrito pela Academia Real de Ciências, eles conseguiram "combinar o crescimento sustentável a longo prazo da economia global com o bem-estar da população do planeta". 

  • Migrantes hondurenhos rumo aos Estados Unidos

Em 13 de outubro, uma caravana com cerca de mil pessoas saiu de Honduras com intenção de chegar aos Estados Unidos. O objetivo dos migrantes é fugir da violência - já que o país esta na primeira posição do ranking global de homicídios - e buscar oportunidades de emprego. A notícia do movimento se espalhou pelas redes sociais e mais grupos foram se juntando à marcha

Embed from Getty Images

Atualmente, os migrantes se encontram em marcha pelo México. Os últimos dados que a Organização das Nações Unidas (ONU) tiveram acesso mostraram aproximadamente 7 mil migrantes rumo aos Estados Unidos, em caravana forma por pessoas de Honduras, El Salvador e Guatemala. No entanto, o grupo se dividiu e isso dificulta a atualização do número da marcha. 

O presidente Donald Trump já declarou o envio de tropas para fronteira com os México para barrar a entrada da caravana, ameaçando fechar a fronteira se o país não evitar os avanços dos migrantes. O México, por sua vez, ofereceu vistos temporários (que incluem identidade temporária, auxílio médico, habitação e acesso ao sistema educional para as crianças) para quem concordar em ficar nos estados mexicanos de Chipas e Oaxaca e respeitar as regras locais. 

  • Pacotes com bombas nos Estados Unidos

A polícia interceptou cerca de 12 pacotes contendo explosivos nos Estados Unidos. As bombas foram enviadas para figuras públicas do país com ligações ao Partido Democrata e críticos ao governo Trump, como a ex-candidata à presidência, Hillary Clinton; ex-presidente dos EUA, Barack Obama; ao ator Robert De Niro, às emissoras de TV CNN e NBC e outros políticos.

No último dia 26, O FBI prendeu o suspeito do envio dos pacotes. Identificado como Cesar Sayoc, de 56 anos, ele é filiado ao Partido Republicano e tem uma longa ficha policial, incluindo uma ameaça de bomba em 2002. As condenações podem ser de 58 anos de prisão por atacar funcionários públicos e ex-presidentes dos EUA; por enviar explosivos pelo serviço de correios local; por transportar bombas para outros estados e de ameaçar o comércio interestadual.

  • Outubro Rosa

O "Outubro Rosa" é o movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Neste mês, diversas ações foram feitas com o objetivo de prevenir a doença, como incentivo ao autoexame e, para mulheres acima de 40 anos a realização da mamografia; apoio psicológico e atividades como corridas, dança, meditação e orientação nutricional.

Saiba o que é o Outubro Rosa 

As primeiras ações de conscientização foram realizadas em 1990, com a distribuição do laço rosa (símbolo da luta contra o câncer de mama) em uma corrida de conscientização. Mas foi em 1997 que o Outubro Rosa tomou forma nos Estados Unidos. No Brasil, o movimento deu seus primeiros sinais em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa e, a partir de 2002, as ações ganharam força em outras cidades do país.