Atualidades Vestibular e Enem - Maio de 2021

Conflitos na Faixa de Gaza, investigação da Covid no Brasil e catástrofes naturais são temas de maio no Brasil e no mundo.
Por Giullya Franco

Domo de Ferro, sistema para interceptar e destruir mísseis e bombas, em Israel (Crédito: Shutterstock)
Domo de Ferro, sistema para interceptar e destruir mísseis e bombas, em Israel (Crédito: Shutterstock)
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Entre inúmeros acontecimentos no Brasil e no mundo durante o mês de maio, muitos podem aparecer em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como questões da atualidade.

Confira abaixo as principais notícias do mês e acesse os links para conferir mais informações nos artigos do Brasil Escola e nos portais de notícias UOL, BBC, Agência Brasil, Folha de SP e Estadão.

Tópicos deste artigo

Conflito entre Israel e Hamas

As atenções mundiais se voltaram para o conflito entre Israel e Hamas durante o mês de maio. O conflito, que envolve situações políticas e religiosas, vem de décadas e, desta vez, deixou mais de mil vítimas, entre mortos e feridos, na Faixa de Gaza, território palestino.

Nos confrontos que ocorreram em maio, a causa veio das ações com uso da força policial de Israel para despejar famílias palestinas do bairro de Sheikh Jarrah, localizado em Jerusalém Oriental.

Desde 1948 a Organização das Nações Unidas (ONU) havia estabelecido um plano de partilha para a divisão de Jerusalem em lado oriental (palestino) e o lado ocidental (israelense). Sheikh Jarrah está no lado palestino, mas a Justiça de Israel determinou o despejo das famílias por não reconhecer a divisão do território.

Ataques destruíram prédios e deixaram centenas de mortos e feridos
(Crédito: The World in HDR/Shutterstock)

Mais: Entenda a situação completa dos conflitos

Com a situação, o Hamas, grupo extremista islâmico que controla a Faixa de Gaza, emitiu um ultimato a Israel para retirar as forças do local. Sem que o pedido fosse acatado, o Hamas começou a atacar Israel.

Nos confrontos, prédios residenciais e comerciais foram atacados, além de misseis que caíram na cidade, deixando centenas de vítimas. Somente no dia 20 de maio Israel e Palestina chegaram no acordo para cessar-fogo.

Veja também: ONU, UE e EUA pedem fim dos conflitos na Faixa de Gaza

Mais: Conflito entre Israel e Palestinos: Dúvidas sobre a violência

Chile elege Assembleia Constituinte

O Chile viveu um momento histórico em maio. Uma Assembleia Constituinte foi eleita para elaborar uma nova Constituição ao país. O país sulamericano vive sobre a Constituição da Era Pinochet, governo militarista chileno que impôs uma ditadura no país na década de 70.

Saiba mais sobre Augusto Pinochet e a ditadura chilena

Veja também: Nova Constituição do Chile

Foram dois dias de votação para selecionar os 155 cidadãos responsáveis por elaborar o novo documento. O principal objetivo da nova Carta Magna é garantir mais igualdade social ao povo chileno.

Mais: Eleitos na Assembleia do Chile defendem igualdade de gênero

Covid no Brasil e no Mundo

Número de mortos pela Covid-19 continua subindo e variantes preocupam países
(Crédito: Shutterstock)

O mês de maio levou a índia um surto de Covid-19 e o país acabou entrando na lista dos locais em que mais morreram pessoas pela doença. Em um único dia, mais de 400 mil casos chegaram a ser registrados no país. Outra preocupação que surgiu foi uma nova variante indiana, que chegou a ser registrada em outros países e também no Brasil.

Veja mais: Variante indiana do Covid chega ao Brasil e preocupa autoridades

No Brasil, mais de 460 mil pessoas morreram vítimas do vírus até o fim de maio e mais de 16,5 milhões foram infectadas.

Já em relação à vacina, até o dia 30 de maio, foi registrado que 45,2 milhões de pessoas receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina no Brasil. O número corresponde a 21% da população brasileira. Do grupo de vacinados, 22 milhões também receberam a segunda dose, sendo 10% da população local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • CPI da Covid

O Senado está realizando a CPI da Covid durante o mês de maio para investigar a atuação do Governo Federal no combate à pandemia do coronavírus. Os brasileiros voltaram as atenções para os depoimentos de autoridades, como ex-ministros da saúde, médicos e demais representantes do governo.

A comissão é formada por 11 titulares e sete suplentes, sendo alguns aliados ao presidente, outros da oposição e alguns independentes. Além da investigação se houve negligência do governo no combate à pandemia, também estçao sendo apurados os repasses federais a estados e municípios. O prazo estimado para a duração da CPI é de 90 dias, mas pode ser prorrogado. O relatório final será enviado ao Ministério Público.

  • Manifestações

Brasileiros vão às ruas para manifestar contra atuação do governo na pandemia
(Crédito: Dado Photos/Shutterstock)

Já no final do mês, dia 29, milhares de pessoas foram às ruas de todo o Brasil para protestar contra o governo de Jair Bolsonaro. A principal pauta da manifestação foi a gestão do governo durante o período da pandemia. Além disso, os atos também abordaram a CPI da Covid e pediram vacinas e auxílio emergencial.

Veja também: Ato contra Bolsonaro reúne milhares com aglomeração e uso de máscaras

Esta foi a primeira manifestação contra o governo nas ruas desde que a pandemia começou. Apesar do momento de pandemia, os protestantes defenderam que era essencial ir ao protesto porque as pessoas não estão morrendo somente pelo vírus, mas também pelo governo.

  • Sede da Copa América

Em meio à delicada situação da pandemia no Brasil, o governo brasileiro decidiu aceitar o pedido da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para sediar a Copa América em 2021. A decisão causou muitas críticas ao governo por parte da sociedade, governos dos estados, pessoas públicas e envolvidos na área do esporte.

Mais: Infectologista alerta para risco de Copa América no Brasil

Veja mais: Como é a escolha da sede da Copa América

Operação Jacarezinho

No iniciou do mês, uma operação policial na Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, deixou 28 pessoas mortas, sendo a mais letal ocorrida na cidade. A Polícia Civil informou que a ação foi relacionada ao tráfico de drogas e que havia recebido denúncias do aliciamento de crianças e adolescentes ao crime.

A operação foi condenada por algumas entidades de direitos humanos, mas a Polícia Civil informou que não houve irregularidades. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia proibido as operações na pandemia e o caso está sendo investigado sob sigilo.

Mais: O que se sabe sobre a operação policial que deixou 28 mortos no Rio de Janeiro

Maior iceberg do mundo está à deriva

O A-76, maior iceberg do mundo, se desprendeu da plataforma de gelo de Ronne, na Antártida, no dia 19, e está à deriva no Mar de Weddell, sul do Oceano Atlântico. Ele tem cerca de 170 km de comprimento por 25 km de largura e uma superfície total de 4.320 quilômetros quadrados. O acontecimento é uma das consequências do Aquecimento Global.

Mais: Saiba mais sobre a situação do iceberg

Vulcão entra em erupção no Congo

Lavas do Vulcão Nyiragongo, no Congo, em erupção
(Crédito: Shutterstock)

Milhares de pessoas tiveram que abandonar a cidade de Goma, na República Democrática do Congo, após a erupção do vulcão Nyiragongo. Mais de 500 casas foram desabridas e cerca de 30 mil pessoas atingidas. Aproximadamente 15 pessoas morreram e o registro era de quase 200 crianças desaparecidas. Em 2002 a cidade já havia passado pela mesma situação e mais de 100 mil pessoas foram desabrigadas.

Veja: Saiba tudo sobre vulcões

Veja mais: Vulcão entre em erupção no Congo