Energia Nuclear e Vulcões nas provas de Física

Por Domiciano Correa Marques da Silva

A Física que cai no vestibular
A Física que cai no vestibular
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Caro estudante, ou melhor, vestibulando, quando falamos sobre Física muitos coçam a cabeça, dizendo que essa é a parte mais difícil nas provas. Bem, estudar Física não significa sair decorando todas as fórmulas para aplicá-las no dia da prova. Podemos dizer que a Física é composta por diversas leis e modelos físicos que precisam ser entendidos, e não decorados, assim as equações podem ser usadas com a finalidade de se chegar a um resultado.

Hoje sabemos que muitos vestibulares aboliram a questão do “decoreba”. Dessa forma, neles são cobradas questões relativas ao nosso cotidiano, ou seja, a fatos recentes mostrados nos meios de comunicação. Sendo assim, é interessante que o vestibulando esteja “antenado” com as notícias, buscando fatos que aconteceram recentemente e que repercutiram em todo o mundo.

Pensando nessas abordagens, vale a pena ressaltar os fatos recentes mais marcantes. Há alguns meses ouvimos falar dos acidentes provocados por terremotos, que causaram grande destruição em diversas áreas do norte do Japão, danificando também a Usina Nuclear Fukushima. Ouvimos falar também do caos aéreo proveniente das atividades vulcânicas na Espanha, Islândia, etc.

Com relação às atividades vulcânicas é bom você ficar atento a algumas questões em relação à Física do magma. Os componentes básicos do magma se relacionam e são governados por algumas leis básicas da Física. Deve-se ter atenção à viscosidade, que é considerada uma das mais importantes propriedades físicas do magma, pois a velocidade com que o magma escoa é controlada pela viscosidade. Portanto, quanto mais viscoso for o magma, menor será a velocidade de deslocamento. A temperatura é um fator de relevante importância, ela pode variar de 800 °C a 1500 °C, para a composição do magma.

Também devemos levar em consideração questões relacionadas à energia nuclear. Há alguns meses vimos o acidente nuclear no Japão, na Usina Nuclear de Fukushima. O acidente foi considerado de nível 4 na Escala Internacional de Eventos Nucleares. Esse acidente foi classificado como o terceiro mais alto, ficando atrás apenas do acidente em Three Mile Island, nos Estados Unidos, em 1979 (grau 5), e de Tchernobil, em 1986 (grau 7).

Em relação à energia nuclear é importante saber que ela provém do núcleo dos átomos. Um dos maiores problemas apontados na geração da energia nuclear é o lixo nuclear. Deve-se levar em conta seu transporte, seu local de armazenamento, a segurança dos envolvidos, etc., pois os resíduos radioativos são extremamente perigosos caso haja contato com seres humanos, fontes de água, terra, etc. É importante ressaltar também as usinas nucleares que o Brasil possui, que estão situadas no município de Angra dos Reis – RJ.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vejamos um exemplo básico de como a questão da energia nuclear pode ser cobrada na prova de Física do Enem. Lembre-se que são somente ideias, ou seja, tal assunto pode não ser abordado.

Exemplos

Pelo que temos informações através dos meios de comunicação, os impactos ambientais que ocorreram no continente europeu há vários anos ainda causam grandes preocupações em âmbito nacional. Em relação às opções abaixo, marque a alternativa que não corresponde a uma preocupação relacionada ao uso e à produção de energia nuclear.

a) a alta rentabilidade da produção e da comercialização da energia nuclear pode não compensar os eventuais problemas socioambientais e políticos causados pelo vazamento de lixo tóxico das usinas.

b) os projetos de usinagem termonuclear da atualidade estão ligados, na sua totalidade, a desejos geopolíticos preocupantes de países que têm por objetivo o desenvolvimento de um arsenal nuclear que poderá, dentre outros problemas, acionar conflitos regionais de impactos globais.

c) os custos na construção de um sistema de proteção das usinas termonucleares são muito superiores aos gastos com a manutenção de usinas hidroelétricas, apesar destas, no continente europeu, dependerem dos aspectos morfoclimáticos.

d) o perigo de doenças graves causadas pelo contato com produtos agrícolas, água potável, ar atmosférico e outros materiais contaminados por radioatividade fazem com que, constantemente, movimentos políticos diversos e a sociedade civil organizada lutem pela não proliferação da produção e comercialização desse tipo de energia.

e) o acúmulo de lixo tóxico gerado pelas usinas necessita de cuidados especiais a longo prazo e a proteção permanente para os efeitos nocivos da radioatividade não é consenso entre os pesquisadores.

Passe o mouse para ver o gabarito: Letra e