Atualidades Vestibular e Enem - fevereiro de 2018

O aumento de casos de Febre Amarelo e a onda de violência no Rio de Janeiro dominaram os principais debates.
Por Rafael Batista

Um dos destaques do mês de fevereiro foram as Olimpíadas de Inverno e o encontro histórico entre os lideres das duas Coreias
Um dos destaques do mês de fevereiro foram as Olimpíadas de Inverno e o encontro histórico entre os lideres das duas Coreias
Crédito da Imagem: pyeongchang
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Sem dúvidas que o mês de fevereiro foi marcado pelas festas de Carnaval em todo Brasil. Em um país tão grande, cada canto tem sua forma e suas características de celebrar essa data. Mas não foi só isso, vários eventos marcaram o segundo mês do ano e podem nortear os estudos de quem se prepara para os vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aqui, nós listamos alguns fatos importantes que podem ajudar a estudar Atualidades para o Vestibular. Em cada assunto é possível acessar o link do UOL ou da Agência Brasil, permitindo uma navegação nas principais notícias sobre o tema.

Tópicos deste artigo

Saúde

Desde que as primeiras mortes de macacos por Febre Amarela e os primeiros casos em humanos foram notificados, as autoridades de saúde dos estados do sudeste estão preocupados em imunizar a população e tratar os casos confirmados. Além de Rio de Janeiro e São Paulo, que somam 140 mortes pela doença, o Distrito Federal confirmou um caso e outros 29 estão sob investigação.

Neste cenário, com o aumento de número de casos de Febre Amarela, o Instituto Evandro Chagas apresentou uma pesquisa em que aponta um novo mosquito suscetível ao vírus. Além do Aedes Aegypte, conhecido como Mosquito da Dengue, o Aedes Albopictus, chamado de Tigre Asiático, pode apresentar contaminação.

Além da Febre Amarela, uma outra doença chamou atenção neste início do ano. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) divulgou dados alertando sobre o aumento de casos de Malária em países da América Latina. Só no Brasil, em 2017, foram notificados mais de 170 mil casos.

Conflitos

A violência que atinge alguns países continua a ocupar espaço no noticiário internacional. Um exemplo disso foi a tensão gerada por um possível ataque com armas nucleares em Damasco, na Síria. Os EUA chegaram a responsabilizar a Rússia por terem influência sobre o governo sírio.

Diante dessa ameça, a ONU pediu que a comunidade internacional envie o caso do conflito na Síria ao Tribunal Penal Internacional. Mais de 800 civis ficaram feridos em bombardeios nos primeiros dias do mês de fevereiro.

Outra interferência dos Estados Unidos no conflito sírio foi o pedido de que o Irã retire seus militares da Síria. A solicitação foi para facilitar o processo de paz na região que está sendo promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais: Entenda a Guerra Civil na Síria

Conflito na Síria
Guerra Civil na Síria segue causando mortes e onda de refugiados

No que diz respeito ao Estado Islâmico (EI), apesar de continuarem como uma grande ameaça, o modo de operação do grupo está em fase de mudança. Segundo um relatório apresentado pelas Nações Unidas, o grupo terrorista ainda conta com uma rede global, mas com menos controle operativo. No dia 13 de fevereiro mais de 300 membros do EI se entregaram após confrontos na Síria.

Um outro grupo terrorista que chamou atenção no último mês foi o Al Shabab. Eles foram os responsáveis pelo atentado com bomba feito no Palácio Presidencial da Somália, que deixou, pelo menos, 35 mortos.

Já em território norte-americano, um atirador invadiu uma escola de ensino médio na Flórida, matando 17 pessoas. O ataque reacendeu o debate sobre a política armamentista defendida por Donald Trump, que afirmou a necessidade de armar os professores em escolas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Olimpíadas de Inverno

Além dos destaques no esporte, as Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, as atenções do mundo inteiro ficaram no encontro histórico entre os líderes das duas Coreias. Este foi o primeiro momento de relação entre os dois países desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953.

Os jogos foram encerrados no dia 25 de fevereiro, com a Noruega em primeiro luga, totalizando 39 medalhas, 14 delas de ouro. Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Holanda figuraram entre os melhores colocados.

Reforma da Previdência e Intervenção no Rio

Aqui no Brasil, o cenário político chamou a atenção pelas mudanças no calendário de votação da Reforma da Previdência. Previsto inicialmente para 6 de fevereiro, portanto antes do carnaval, o debate foi adiado algumas vezes.

O Ministro da Secretaria do Governo, Carlos Marun, chegou a apresentar a estimativa que a reforma seria votada na Câmara dos Deputados até dia 28 de fevereiro. No entanto, o próprio Marun afirmou que a reforma não poderia ser votada durante a intervenção do Governo Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Intervenção no Rio de Janeiro
Moradores de favelas cariocas passam a conviver com militares

A decisão de realizar a intervenção e o envio de tropas das Forças Armadas para o Rio de Janeiro foi tomada diante da onda de violência no estado, especialmente durante o Carnaval. O decreto de intervenção foi assinado pelo Presidente Michel Temer no dia 16 de fevereiro. Na ocasião, foi nomeado com interventor o General Braga Netto, do Exército.

No fim do mês de fevereiro, o Governo Federal anunciou uma nova medida para conter a onda de violência, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o país. Michel Temer criou o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, mudando algumas atribuições dos Ministérios da Justiça e da Defesa. Para a nova pasta foi nomeado Raul Jungman, até então Ministro da Defesa.

A intervenção militar no Rio de Janeiro foi interpretada por alguns especialistas em política como uma decisão eleitoral, para melhorar a imagem de Temer depois do fracasso da reforma da previdência. Especula-se que Temer queira se lançar candidato, e a intervenção militar seria uma estratégia para ganhar votos da direita.

Ministério do Trabalho

Outra história que se arrastou durante muito tempo foi a nomeação da nova Ministra do Trabalho, Cristiane Brasil. Depois de algumas suspensões, a nomeação foi anulada em 23 de fevereiro. O PTB, partido de Cristiane Brasil, deve indicar um outro nome para a pasta.

Imigração

No norte do país, especialmente no estado de Roraima, é grande o movimento imigratório de venezuelanos que fogem da crise no país. Recentemente, o Presidente da República e a Governadora do Estado discutiram ações para amenizar os impactos desse movimento.

Enquanto isso, na Europa, o movimento imigratório clandestino continua, especialmente de países da áfrica. No dia 4 de fevereiro, 20 corpos foram encontrados no litoral da cidade Melilla, na Espanha. Segundo informações, eram todos imgrantes de origem subsaariana e tentavam chegar ao litoral espanhol.

Internet

As mudanças na política de distribuição de conteúdo de uma das principais redes sociais do mundo fez com que alguns grupos de comunicação optassem por deixar de publicar em determinadas plataformas. Uma das grandes mudanças foi da Folha de São Paulo, que anunciou que vai deixar de publicar no facebook.

Uma outra mudança que tem preocupado muito no ambiente virtual são as Fakes News (notícias falsas). Para alguns especialistas, o aumento considerável na divulgação desse tipo de conteúdo pode, inclusive, influenciar nas eleições deste ano.