10 fatos históricos que serão lembrados em 2019

Entre eles, estão 50 anos do homem na Lua e 80 anos do início da 2ª Guerra Mundial
Por Silvia Tancredi

Quedo do Muro de Berlim completa 30 anos em 2019
Quedo do Muro de Berlim completa 30 anos em 2019
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Marcos históricos costumam ser cobrados em provas de vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2019, há vários episódios que merecem ser lembrados. 

O professor de Geografia do colégio CEL, Marcelo Coelho, listou dez acontecimentos que marcaram o século XX. Confira quais são e os seus principais desdobramentos:

Tópicos deste artigo

100 anos do Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes foi assinado em junho de 1919, após a Primeira Guerra Mundial, e impôs duras medidas à Alemanha, que saiu derrotada do conflito.

O acordo provocou uma grave crise socioeconômica na Alemanha, o que deu as bases para o surgimento do ultranacionalismo exacerbado de Hitler, o nazismo.

Leia mais: fatos da história relacionados ao nazismo

90 anos do crash da bolsa de Nova York

A Crise de 1929 foi um dos acontecimentos mais impactantes da História Contemporânea. O estopim da crise foi quando o valor das ações da Bolsa de Valores de Nova York (à qual a economia mundial estava integrada à época) despencou bruscamente, provocando a sua “quebra” (crash). 

A quebra da Bolsa de Nova York desencadeou, por sua vez, a Grande Depressão Americana, que durou até meados dos anos 1930.

Faça exercícios sobre a crise de 1929

80 anos do início da 2ª Guerra Mundial

Conflito armado mais devastador de todos os tempos, a 2ª Guerra Mundial teve início em 1939 com a invasão da Polônia pelas forças de Hitler

Os números da violência impressionam: mais de 50 milhões de vidas perdidas, 35 milhões de feridos, duas bombas nucleares e uma mudança completa nos rumos do mundo.

Veja mapa mental da 2ª Guerra Mundial:

Mapa mental sobre a 2ª Guerra Mundial

Confira também: 5 fatos sobre a Segunda Guerra Mundial

70 anos da Revolução Comunista da China

A Revolução Chinesa, ocorrida em 1949, foi o processo revolucionário responsável pela transformação da China em uma nação comunista. Isso aconteceu após longos anos de guerra civil em que as forças comunistas de Mao Tsé-tung lutaram contra as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek. 

Com essa vitória, foi fundada a República Popular da China, e as transformações começaram a ser implementadas pelo novo regime comunista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resolva exercícios sobre a Revolução Chinesa

60 anos da Revolução Cubana

A Revolução Cubana, concluída em 1959, foi um processo revolucionário liderado por Fidel Castro e outros guerrilheiros e visava à derrubada da ditadura de Fulgêncio Batista.

A partir dessa revolução, o panorama mudaria completamente, com Cuba se aliando a União Soviética e, com isso, sofrendo uma forte represália econômica (bloqueio) dos americanos que perdura até os dias de hoje.

Veja também: a morte de Fidel Castro

50 anos do homem na Lua

“Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”. Foi com essas palavras que Neil Armstrong, o primeiro humano a pisar na Lua, entrou para a história junto com o seu companheiro de missão Edwin "Buzz" Aldrin, em 1969. O cenário geopolítico pós-guerra contribuiu para a corrida tecnológica que tornou possível a chegada do homem ao satélite natural da Terra.

Anos antes, a União Soviética já tinha mandado a Luna 2, uma nave não tripulada à lua, além do primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarim. A partir daí, os Estados Unidos criaram a projeto Apollo com o objetivo de conseguir a hegemonia na corrida espacial.

Saiba mais: Apollo 11 - a chegada do homem à Lua

Neil Armstrong foi o primeiro humano a pisar na Lua

40 anos da Revolução Islâmica no Irã

A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã, até então uma monarquia autocrática pró-Ocidente, aliada dos EUA, comandada pelo Xá Reza Pahlevi, em uma república islâmica teocrática  sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini. 

Com isso, foi realizada uma rápida e intensa transformação política, criando um Estado religioso pautado em preceitos estabelecidos pelo islamismo.

Acesse também: o que é estado islâmico?

30 anos da queda do muro de Berlim

Símbolo máximo da Guerra Fria, o muro de Berlim foi construído em 1961, como forma de impedir a migração entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental. A queda do muro de Berlim, em 1989, representou não só o fim do conflito indireto entre Washington-Moscou, mas também um duro golpe no socialismo como modelo econômico.

Faça exercícios sobre a queda do muro de Berlim

20 anos da Guerra do Kosovo

A Guerra do Kosovo foi um dos conflitos armados mais sangrentos depois da 2ª Guerra Mundial. A luta pela independência da pequena província da Sérvia, ex-república da antiga Iugoslávia, deixou um rastro de milhares de mortos. De um lado os kosovares, população de origem albanesa e muçulmana. Do outro os sérvios de maioria cristã ortodoxa.

O presidente sérvio Slobodan Milosevic deu ordem para os bombardeios, que continuou durante 79 dias. Em 9 de junho de 1999, após a chegada da OTAN, foi selado o acordo que colocava  fim à guerra.

10 anos do início do governo Obama

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama iniciou seu mandato em 2009, o 44º homem a chegar à Casa Branca. Entre os legados do seu governo estão a recuperação econômica após o estouro da bolha imobiliária em 2008; a reforma do sistema de saúde, conhecido como Obama Care; e uma histórica guinada para preservação do meio ambiente, como o Acordo de Paris, assinado em 2015.

Leia mais: Obama no poder