Atualidades Vestibular e Enem - julho de 2023

Entre os destaques, estão a reforma tributária brasileira e o aumento da insegurança alimentar no mundo
Por Silvia Tancredi

Reforma tributária foi muito discutida em julho [1]Crédito da Imagem: Lula Marques/Agência Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de julho de 2023.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as nossas reportagens e artigos e matérias dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, etc.

Tópicos deste artigo

Brasil 

Reforma tributária

A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/19 da reforma tributária no dia 7 de julho. Por se tratar de uma PEC, eram necessários 308 votos favoráveis dos 513 deputados federais. O placar do segundo turno ficou em 375 a favor e 113 contra.

A reforma tributária prevê, de acordo com a Câmara dos Deputados, a criação de fundos para o desenvolvimento regional e para bancar créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) até 2032, e unifica a legislação dos novos tributos.

O debate sobre a renovação do sistema tributário brasileiro dura quase 30 anos. O objetivo da reforma é mudar a maneira como os impostos são cobrados no Brasil na intenção de simplificar a arrecadação de tributos. 

Como a reforma é uma PEC, seguirá para votação pelo Senado Federal. 

Saiba mais sobre a Reforma Tributária no Brasil e como ela deve impactar o bolso dos brasileiros

Quilombolas 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia 27 de julho que, hoje, há 1.327.802 pessoas quilombolas residentes no Brasil, o que se refere a 0,65% da população. Os dados saíram no Censo Demográfico 2022.

Os quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil.

Veja abaixo mais números sobre a população quilombola no Brasil:

  • 1.696 municípios tem quilombolas

  • Nordeste tem a maior quantidade de quilombolas: 905.415 pessoas

  • Bahia é o estado com maior população quilombola: 397.059 pessoas

  • Senhor do Bonfim (BA) é a cidade com a maior quantidade de quilombolas: 15.999 pessoas

Constituição na língua indígena

A Constituição brasileira foi traduzida pela primeira vez para uma língua indígena: o nheengatu. O evento de lançamento da nova versão da Carta Magna ocorreu no dia 19 de julho no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), em uma cerimônia na maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).  

A Constituição de 1988 é o texto-base que determina os direitos e os deveres dos entes políticos e dos cidadãos do nosso país. Foi escrita durante o processo de redemocratização do Brasil após o fim da Ditadura Militar, sendo conhecida por isso como Constituição Cidadã.

A Carta Magna brasileira foi resultado de um amplo debate que se estendeu durante mais de um ano e simbolizou o início da Nova República.

150 anos de Santos Dumont

No dia 20 de julho, completaram-se 150 anos do nascimento do brasileiro Santos Dumont, considerado o pai da aviação.

Alberto Santos Dumont foi um cientista brasileiro que ficou marcado na história pelas grandes contribuições que deixou na área da aviação no começo do século XX.

Leia a biografia de Santos Dumont

Lula no Mercosul

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a presidência temporária do Mercado Comum do Sul (Mercosul) no dia 4 de julho,  durante a 62ª Cúpula de Chefes de estado do bloco sul-americano em Puerto Iguazu, na Argentina. 

Em seu discurso, Lula defendeu a união entre os países vizinhos como forma de enfrentar os desafios contemporâneos.

Entenda o que é o Mercosul

Violência contra mulher

A Rede de Observatórios da Segurança informou, em julho, dados relativos à violência contra a mulher no Brasil em 2022. Segundo a rede, a cada quatro horas uma mulher é vítima de violência.

Outras informações indicam que mais de 2.400 casos de violência contra a mulher foram registrados. Desse total, quase 500 foram feminicídios

Crimes de racismo

No dia 20 de julho,  Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 que sinalizam o aumento de crimes de racismo. Confira abaixo alguns números:

  • Os registros de racismo saltaram de 1.464 casos em 2021, para 2.458, em 2022.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • A taxa nacional em 2022 ficou em 1,66 casos a cada 100 mil habitantes, uma alta de 67% em relação ao ano anterior.

  • Estado com maior taxa: Rondônia (5,8 casos a cada 100 mil habitantes)

Leia mais sobre racismo

30 anos chacina da Candelária 

No dia 23 de julho, completaram-se 30 anos da Chacina da Candelária, que ocorreu em frente à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Para marcar a data, movimentos sociais realizaram atividades em memória às vítimas, como lavagem das escadarias da igreja, missa e caminhada.

A Chacina da Candelária foi um crime que ocorreu em 1993 em frente à Igreja da Candelária. No dia, policiais militares atiraram contra cerca de 50 crianças e adolescentes entre 11 e 19 anos que dormiam no local.

O resultado da Chacina da Candelária foi a morte de oito jovens. Seis policiais foram investigados, mas somente três foram condenados.

Mundo

Insegurança alimentar

Insegurança alimentar no mundo

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou, no dia 12 de julho, que cerca de 735 milhões de pessoas passam fome no mundo. Os números se referem a 2022 e saíram no relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI),

Além da pandemia do coronavírus, repetidos choques e conflitos climáticos, incluindo a guerra na Ucrânia, foram os motivos sinalizados pela ONU para o aumento da insegurança alimentar no mundo.

Veja abaixo os principais dados do relatório SOFI 2023 da ONU:

  • 735 milhões de pessoas atualmente passam fome no mundo

  • Houve redução da fome na Ásia e na América Latina

  • Aumento da fome na Ásia Ocidental, no Caribe e em todas as sub-regiões da África em 2022

  • África continua sendo a região mais afetada, com uma a cada cinco pessoas passando fome no continente, mais que o dobro da média global.

Leia mais sobre insegurança alimentar no mundo

III Reunião da CELAC

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da III Reunião de Cúpula Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) – União Europeia (UE) no dias17 e 18 de julho, em Bruxelas.

Participaram do encontro representantes de 60 países da América Latina e Caribe e Europa. Foram discutidos temas como: mudança do clima; comércio e desenvolvimento sustentável; inclusão social; recuperação econômica pós-pandemia, etc.

Presidente do Níger

A junta militar do Níger tirou do poder o presidente do país, Mohamed Bazoum, no dia 26 de julho. Segundo o porta-voz do Exército, a decisão foi em razão da situação de segurança e má governação económica e social.

No dia 31 de julho, junta militar do Níger afirmou que o governo deposto autorizou a França a realizar ataques na presidência para tentar libertar Bazoum.

Mohamed Bazoum assumiu como presidente em abril de 2021.

Copa do Mundo Feminina

A Copa do Mundo Feminina começou no dia 20 de julho. Pela primeira vez na história, a competição está sendo sediada em dois países: Austrália e Nova Zelândia, ambos no continente Oceania.

Leia curiosidades sobre Austrália e Nova Zelândia, países-sede da Copa do Mundo Feminina

O Brasil venceu na sua estreia, no dia 24 de julho, na partida contra o Canadá. O país nunca venceu uma copa feminina.

No total, 32 seleções disputam na maior competição de futebol jogada por mulheres do mundo. O tornei ocorrerá até o dia 20 de agosto.

A Copa do Mundo Feminina surgiu de forma oficial em 1991. Na primeira edição, que ocorreu na China, as estadunidenses levaram a melhor e se tornaram as primeiras campeãs da história do torneio.

A seleção com mais gols em uma única Copa do Mundo Feminina foi os Estados Unidos que em 2019 balançou a rede 26 vezes.

Filmes em destaque

No dia 20 de julho, estrearam nos cinemas dois filmes muito aguardados pelo espectadores:

=>Barbie: filme mais esperado do ano, Barbie vem dando o que falar antes mesmo de sua estreia. A produção que conta história da boneca mais famosa do mundo aborda temas muito discutidos na atualidade, tais como femininismo, empoderamento feminino, questões de gênero, diversidade, ansiedade, etc.

=>Oppenheimer: o longa-metragem conta a história de Robert J. Oppenheimer, o inventor da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945. 

Veja também: filmes para estudar para vestibulares e Enem

Créditos da imagens:

[1] Lula Marques/Agência Brasil