Atualidades Vestibular e Enem - Abril de 2018

Prisão do ex-presidente Lula e bombardeio dos EUA, Reino Unido e França à Síria foram os assuntos mais comentados em abril.
Por Érica Caetano

Kim Jong-un e Moon Jae-in assinam declaração de paz
Kim Jong-un e Moon Jae-in assinam declaração de paz
Crédito da Imagem: indratw / Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já estão marcadas assim como dos principais vestibulares do país. E não é novidade para nenhum estudante que os principais fatos relacionados a atualidades do Brasil e do mundo estão sempre sendo abordados nas questões de vestibulares e Enem.

Contudo, devido a correria da rotina de estudos durante a preparação para as provas, pode acabar não permitindo que você acompanhe os noticiários e demais veículos para ficar por dentro do que está acontecendo no país e no exterior. E é por isso que estamos aqui! O Brasil Escola separou os principais fatos ocorridos e repercutidos durante o mês de abril de 2018.

Para se inteirar mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as reportagens dos portais Agência Brasil e UOL, além de artigos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Mundo

50 anos da morte de Martin Luter King

Há 50 anos, o líder Martin Luther King foi assassinado. Ele foi um dos principais defensores dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. 

Em 28 de agosto de 1963, Martin Luther King Jr. fez seu discurso mais emblemático para mais de 200 mil pessoas que marcharam, em Washington, pelo fim da segregação racial. Um ano depois, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi assassinado a tiros em um hotel, em 4 abril de 1968, na cidade de Memphis. 

A luta de King levou a implantação da lei dos Direitos Civis e dos Direitos de Voto, em 1964 e 1965, que colocaram fim às normas estaduais de segregação racial nos Estados Unidos. King era casado com Coretta e teve quatro filhos. 

Bombardeio dos EUA, Reino Unido e França na Síria

No início do mês de abril, forças norte-americanas, britânicas e francesas bombardearam a Síria com mais de cem mísseis nos primeiros ataques ocidentais coordenados contra o governo de Damasco, tendo como alvo o que disseram ser centros de armas químicas.

O ataque foi uma retaliação ao governo de Bashar al-Assad, acusado de usar armas químicas contra a população síria em Douma, cidade controlada por rebeldes na região de Ghouta Oriental, na periferia de Damasco, a capital da Síria.

A guerra civil na Síria está em curso desde 2011 e é o conflito de maior repercussão internacional dos últimos anos. Atualmente, a guerra civil na Síria tem contornos totalmente distintos, que envolvem os interesses geopolíticos de diversas potências no Oriente Médio.

Novos presidentes em Cuba e Paraguai

O mês de abril também marcou a eleição para o novo presidente de Cuba, com a vitória de Díaz Canel, após 60 anos de governo dos irmãos Castro. O novo presidente foi confirmado com 99,83% dos votos. Também foi eleito como presidente do Paraguai o conservador Mario Abdo Benítez, com 46,45% dos votos. 

O resultado da eleição no Paraguai reflete o crescimento de partidos de direita na América Latina, após um grande período da esquerda no poder. No Brasil, houve a queda do Partido dos Trabalhadores (PT), com o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão de Lula, na Argentina a saída de Cristina Kirchner e a entrada de Mauricio Macri e, no Perú, a eleição de Pedro Pablo Kuczynski.

Coreias assinam declaração de paz

As Coreias do Norte e do Sul assinaram no dia 27 de abril uma declaração de paz até o fim do ano, além de prometerem acabar com o arsenal nuclar dos países. O acordo também pode envolver os EUA e a China. 

Antes, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou que o seu país suspenderá seu programa de testes nucleares e de mísseis de longo alcance. No comunicado, Kim também afirma que seu governo fechará o centro de testes nucleares instalado no nordeste do país. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Organização das Nações Unidas (ONU) avaliou positivamente a decisão e expressou sua confiança de que isso permita gerar confiança a favor da desnuclearização da península coreana.

Embed from Getty Images

Brasil

Prisão do Lula

No início do mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve a prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro. Lula é o primeiro presidente da República do Brasil preso por crime comum.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro, após acusação de ter sido beneficiado com o repasse de R$ 3,7 milhões para a compra e reforma do triplex no Condomínio Solaris em Guarujá (SP). Deste valor, uma parte teria sido utilizada para o armazenamento, entre 2011 e 2016, de presentes que Lula recebeu durante os mandatos como presidente.

Ele está preso em uma sala especial da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Mesmo preso, Lula lidera as pesquisas para presidente.

Lula
Lula discursou para milhares de militantes antes da prisão
Crédito: plopes / Shutterstock

MEC apresenta versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) apresentou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao Ensino Médio. O próximo passo da reforma curricular é a discussão junto à sociedade para a implementação da proposta.

O ponto central é a flexibilização dos currículos, permitindo áreas do conhecimento com carga horária mínima estabelecida, além de horas para aprofundamento em áreas de interesse dos alunos. 

Saiba mais: A Reforma do Ensino Médio

O documento assegura que todas as escolas do país desenvolvam seus currículos a partir de um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais. A base também afirma a importância da implantação de escolas para educação em tempo integral.

Concentração de renda e dados IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou pesquisa referente à concentração de renda brasileira e, consequentemente, a desigualdade da mesma. A pesquisa considera todas as fontes de renda da população, como salário, aposentadoria, pensão e programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Informações como esta podem ser cobradas na prova de redação, tanto de vestibulares quanto do próprio Enem, assim como os dados do IBGE podem estar na prova de Ciências Humanas. Então, vale o reforço dos estudos nestes itens.

Morre Dona Ivone Lara

A cantora e compositora Dona Ivone Lara morreu aos 97 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada com um quadro de anemia. Considerada um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), a cantora sempre foi muito ligada também aos compositores da escola de samba Portela. Dentre suas composições mais conhecidas estão Sonho meu e Acreditar, ambos em parceria com Délcio Carvalho.

É provável que suas músicas e a interpretação das mesmas estejam presentes nas provas das disciplinas de Português, Literatura e História de vestibulares e Enem 2018.

Justiça dá mais prazo para Samarco fechar acordo sobre Mariana

A 12ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte acatou o pedido feito pelas mineradoras Samarco, Vale e BHP, com anuência do Ministério Público Federal (MPF), para a prorrogação do prazo para a apresentação dos termos do acordo final sobre a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015, em Mariana, Minas Gerais. Com a decisão, o acordo poderá ser entregue até o dia 25 de junho deste ano. Esta é a quinta vez que o prazo é prorrogado.

O rompimento da barragem de rejeitos de mineração é considerado o maior desastre ambiental do país, e deixou 19 mortos, inundou cidades, causou a destruição da vegetação nativa e poluiu a Bacia do Rio Doce.