Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de outubro de 2023.
Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as nossas reportagens e artigos e matérias dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, etc.
Tópicos deste artigo
Brasil
Temperaturas acima do normal
O mês de outubro contou com temperaturas acima do normal na maioria dos estados do Brasil. Em alguns deles, como Goiás, Mato Grosso Pará e Tocantins, houve recorde de calor.
Mas, as temperaturas acima do normal não se restringem ao Brasil. O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia (UE), destacou no dia 5 de outubro que o ano de 2023 deve ser o ano mais quente da história. O serviço registrou média global 0,52ºC acima da média normal até o momento.
Veja abaixo os motivos das temperaturas acima do normal, de acordo com cientistas da UE:
-
Aquecimento das águas superficiais no leste e centro do Oceano Pacífico
Educação no Brasil
Um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado em outubro mostrou que, embora haja diminuição da pobreza infantil no Brasil, os números seguem altos, especialmente na área da saúde.
Em 2022, cerca de 31,9 milhões de crianças e adolescentes (60,3%) enfrentam privações em direitos fundamentais, como alimentação, educação, informação, moradia, renda e saneamento.
Conforme o relatório da Unicef, crianças e adolescentes abaixo da linha de pobreza monetária encontram-se em estados de menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita, tais como as regiões Norte e no Nordeste, especialmente em estados como Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.
Por esse motivo, a Unicef conclui que precisam ser implantadas políticas públicas mais eficazes.
Veja como evitar a desnutrição infantil
Crescimento da população idosa
O Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que no ano passado a população idosa brasileira chegou a 22.169.101. Isso representa 10,9% do total das pessoas que moram no Brasil.
O IBGE divulgou os primeiros dados sobre o Censo 2022 no dia 28 de junho deste ano. No dia 27 de outubro, o órgão publicou os resultados do universo da população por idade e sexo.
Confira mais detalhes sobre o aumento dos idosos no Brasil
9ª economia mundial
Projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) publicadas em outubro apresentam que o Brasil deve voltar ao ranking das dez maiores economias do mundo em 2023 e terminar o ano na 9ª posição.
Em 2021, o Brasil encontrava-se na 11ª posição e, em 2020, saiu do ranking das dez mais.
Saiba como é o trabalho do FMI
Alagamentos no Sul
Em outubro, várias cidades da região Sul do Brasil sofreram com alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências decorrentes das fortes chuvas. As tempestades vieram acompanhadas de raios, rajadas de vento e granizo.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 78 cidades do estado já passaram por esse tipo de problemas por causa das fortes chuvas. Foram registradas uma morte na cidade de Rio do Oeste e um ferido em Timbó. Ao todo, 31 municípios catarinense estão em estado de emergência.
Leia como é o deslizamento de terra no Brasil
35 anos da Constituição Federal
A Constituição Federal Brasileira completa 35 anos no dia 5 de outubro. O documento representou o retorno do regime democrático após o período da Ditadura Militar no Brasil, que suprimiu muitos direitos da população.
Também conhecida como Constituição Cidadã, a Constituição de 1988 contém 250 artigos e é a maior já elaborada na história brasileira, inclusive, estando em vigor até hoje.
Conforme este artigo, o texto da Constituição foi considerado bastante avançado nas questões que abarcam os direitos dos cidadãos e das minorias existentes no país. O texto foi resultado de uma ampla mobilização social, a qual teve participação ativa no processo de elaboração da Constituição. A participação popular ocorreu a partir da atuação de “associações, comitês pró-participação popular, plenários de ativistas, sindicatos"
O artigo comprova ainda que a Constituição de 1988 foi a prova definitiva de que o poder dos militares encerrou-se, e a Nova República, período mais estável da democracia brasileira, consolidava-se.
Entenda como funciona a Constituição Federal
Crescimento da agropecuária
A rede colaborativa de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) divulgou no dia 6 de outubro que a área reservada à b no Brasil cresceu 50% no período de 1985 e 2022.
O estudo mostra que a área destinada à agropecuária no Brasil conta com 95,1 milhões de hectares (ha), o que equivale a 10,6% do território nacional e é maior que a do estado de Mato Grosso.
Segundo o MapBiomas, a expansão agropecuária está dividida da seguinte forma:
-
64% (64,5 milhões de hectares) correponde ao desmatamento para pastagem.
-
26% (26,7 milhões de hectares) são de terras que já passaram por um processo de transformação devido à ação do ser humano.
-
10% (10 milhões de hectares) é pelo preparo da terra para a agricultura
Saiba a importância da agropecuária para o Brasil
70 anos da Petrobrás
A Petrobras, a maior empresa brasileira, completou 70 anos neste mês. Especializada no setor de petróleo e gás, a companhia conta com mais de 45 mil profissionais em diversas regiões brasileiras. Entre seus destaques e conquistas, a Petrobras se tornou uma das produtoras de petróleo com menor índice de emissão de gases poluentes no mundo.
Entre as atividades desenvolvidas pela Petrobrás estão: exploração e produção; refino, transporte e comercialização e gás, energia e renováveis.
2ª pior qualidade do ar
A plataforma Selva, que monitora os níveis de poluição do ar na capital, divulgou que Manaus, a capital do estado do Amazonas, ficou entre as cidades com pior qualidade do ar no mundo no dia 11 de outubro.
Conforme a plataforma, Manaus foi encoberta por fumaça de queimadas desde as primeiras horas do dia cobrindo prédios a pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro.
Selva informou que a poluição até ultrapassou os limites da escala que mede os níveis de partículas por metro cúbico.
Estiagem no Amazonas
O Governo do Amazonas, por meio de um balanço do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, informou que mais de 20 cidades do estado estão em situação de emergência em razão da forte seca que atinge o estado.
Além disso, conforme esta reportagem, dos 62 municípios amazonenses, 35 cidades estão em situação de alerta, duas em atenção e duas em normalidade. Por esse motivo, o governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou situação de emergência em 55 municípios afetados pela estiagem.
Reumatismo
Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia divulgados em outubro mostram que 15 milhões de brasileiros sofrem com mais de 100 tipos existentes de doenças reumáticas.
As doenças reumáticas acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Algumas dessas doenças também podem comprometer outras partes do corpo humano como rins, coração e pulmão.
Veja detalhes sobre a doença reumatismo
Mario de Andrade
No dia 9 de outubro, foi lembrado o aniversário do escritor Mario de Andrade. Autor de importantes obras da literatura brasileira, ele também foi um grande estudioso da cultura nacional.
Mário de Andrade foi o grande mentor intelectual da Geração de 20, foi também poeta, prosador, pianista, funcionário público e, acima de tudo, um homem compromissado com o desenvolvimento cultural do Brasil.
Sua obra, dividida em livros de poesia, prosa de ficção, folclore, ensaios e história da música, é, até hoje, um marco na literatura nacional, pois introduz uma nova linguagem literária, que se apropria da língua do povo, diferentemente do academicismo parnasiano em voga até então.
Entre as obras de maior destaque de Mario de Andrade, está o livro Macunaíma. Para escrevê-la, o autor baseou-se em um projeto de representar a diferença brasileira, em uma síntese do folclore nacional que toma a forma de um romance picaresco, misturando tradição oral e primitivismo ao gênero tipicamente burguês do romance.
A intenção do autor era tratar de inúmeros problemas do Brasil, como a submissão cultural e a importação de modelos socioeconômicos, a indefinição de um caráter nacional, a discriminação linguística, e, principalmente, a busca pela identidade cultural brasileira.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é a campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos.
O movimento tem por objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce. Nesse sentido, a campanha visa também contribuir para a redução da mortalidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Em 2021, a taxa de mortalidade no país foi de 11,71 óbitos a cada 100.000 mulheres. Apesar de mais raro, a doença também acomete os homens.
Saiba mais sobre o Outubro Rosa
Mundo
Guerra entre Hamas e Israel
O mundo acompanhou estarrecido à guerra entre o Hamas e Israel no mês de outubro. Dados indicam que, ao menos, 10 mil palestinos morreram na Faixa de Gaza. Conforme pesquisas, 70% das vítimas são crianças, mulheres e idosos, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza.
Ataque do Hamas
O Hamas, organização política palestina, atacou Israel no dia 7 de outubro, disparando 5 mil foguetes, a partir da Faixa de Gaza. Veja abaixo as primeiras consequência do conflito segundo reportagens da Agência Brasil:
-
O público que participava de um festival de música que era realizado perto da Faixa de Gaza foi atingido. Estima-se que 260 pessoas morreram no local de diferentes nacionalidades, entre elas três brasileiros.
-
Outro alvo do Hamas foram os kibutzim, comunidades israelenses basicamente agrícolas e geridas de forma coletiva.
-
Homens armados do Hamas incendiaram as casas ou atiraram granadas para obrigar a saída das pessoas.
-
Durante todo o ataque, centenas, entre homens, mulheres e soldados, foram feitos reféns pelo Hamas.
-
O conflito teve como resultado milhares de mortos e feridos. Conforme esta reportagem mostra, esse foi o ataque do Hamas contra Israel mais grave dos últimos 50 anos.
O ataque do Hamas ocorreu um dia depois do dia 6 de outubro, que marcou o aniversário de 50 anos do início da Guerra do Yom Kippur, na qual Egito e Síria lideraram ataques contra Israel para recuperar territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias em 1967.
Reação de Israel
Diante do ataque, Israel acionou as forças de segurança e declarou guerra, dando início à operação “Espadas de Ferro”, com bombardeios à Faixa de Gaza, onde ficam as bases do Hamas.
Desde então, Israel tem disparado ataques aéreos diários à Gaza, estabeleceu bloqueio total – sem permissão para entrada de água, comida e combustível- e determinou que a população local, majoritariamente palestina, evacue o norte da região e se desloque para o sul.
Números da Guerra entre Hamas e Israel
Dados do Ministério da Saúde Palestino do dia 7 de novembro, indicam que, nos 31 dias, de guerra, os bombardeios das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza mataram mais de 10 mil pessoas, entre as quais mais de 4 mil crianças e, ao menos, 2,6 mil mulheres.
Eleições na Argentina
As eleições presidenciais da Argentina ocorreram no dia 22 de outubro. Sergio Massa ficou em primeiro lugar com 36,2% dos votos. Javier Milei, em segundo lugar, obteve 30,19%.
Ambos foram para o segundo turno, que será realizado no dia 19 de novembro.
Prêmio Nobel
Nos primeiros nove dias de outubro, foram anunciados os ganhadores do Prêmio Nobel 2023. Veja abaixo quem foram os premiados:
-
Fisiologia ou Medicina: Katalin Karikó e Drew Weissman por sua pesquisa pioneira que abriu caminho para as vacinas Pfizer/BioNTech e Moderna, eficazes contra a Covid-19.
-
Química: O francês Moungi Bawendi, o americano Louis Brus e o russo Alexei Ekimov pelo desenvolvimento de pontos quânticos, nanopartículas tão pequenas que seu tamanho determina as suas propriedades.
-
Física: Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier pelos métodos experimentais que geram pulsos de luz de atossegundos para o estudo da dinâmica dos elétrons na matéria
-
Literatura: escritor norueguês Jon Fosse "por suas peças e prosa que dão voz ao indizível"
-
Ciências Econômicas: historiadora de economia norte-americana Claudia Goldin “ter avançado nossa compreensão dos resultados do mercado de trabalho das mulheres.
Ajuda ao Haiti
A Organização das Nações Unidas (ONU) em divulgou em outubro uma resolução que prevê a entrada de forças estrangeiras no Haiti para ajudar a polícia a restaurar a ordem. Há um ano, o governo não eleito do país solicitou ajuda urgente de forças militares estrangeiras.
Conforme a ONU, cerca de 200 mil haitianos tenham sido deslocados em meio à escalada da violência, com gangues armadas realizando assassinatos indiscriminados, sequestros, estupros coletivos e queimando as casas das pessoas.
Esta reportagem mostra que muitas escolas foram convertidas em campos de refugiados improvisados na capital do Haiti, Porto Príncipe
Terremotos
No dia 7 de agosto, um terremoto de magnitude 6,3, provocou estragos no Afeganistão, em especial na região Norte, como deslizamentos de terra em áreas rurais e montanhosas e desabamento de casas na área urbana.
De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi registrado a 35 km de Herat, que é a maior cidade da região. O tremor foi seguido por sete réplicas, com magnitudes entre 4,6 e 6,3.
No total, foram registradas mais de 2 mil mortes, mais de 9,2 mil feridos e 1.329 casas danificadas ou destruídas.
Furacão no México
No dia 24 de outubro, o furacão Otis atingiu a costa oeste do México com ventos de até 270 km/h e chuvas intensas. Mais de cem pessoas foram mortas ou desaparecidas.
Segundo dados desta reportagem, o furacão fortaleceu-se de maneira rápida, passando de uma tempestade tropical a um furacão de categoria 5 em 12 horas.
Depois de tocar o solo, o furacão regrediu até a categoria 1 deixando regiões sem energia, sem comunicação, com árvores derrubadas, inundações e deslizamentos de terra.
Créditos das imagens:
[1] Anas-Mohammed/ Schutterstock
[2] Marcelo Camargo / Agência Brasil
[3] Livre
[4] Amazonas - Antônio Lima/Secom/ Agência Brasil
[5] Arquivo pessoal (Narges Mohammadi)