Estar antenado com os acontecimentos no Brasil e no mundo também é uma forma de estudar para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pensando nisso, o Brasil Escola preparou uma lista com os assuntos que foram destaque no mês de novembro.
De protestos contra o resultado legítimo das eleições presidenciais no Brasil à copa do mundo, confira os destaques de novembro:
Tópicos deste artigo
Brasil
Manifestações
No dia 30 de outubro de 2022 o Brasil elegeu novamente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da república. Após o resultado do segundo turno, manifestações contra o resultado das urnas tomaram o Brasil.
Os manifestantes bolsonaristas fecharam rodovias pelo país e se instalaram em frente a quartéis do exército brasileiro pedindo por uma intervenção militar, para que desta forma Lula não assumisse o Planalto.
As manifestações seguiram por diversas semanas durante o mês, forçando uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF), que começou investigação para rastrear empresários suspeitos de financiar os bloqueios em rodovias e as manifestações.
Provas do Enem 2022
Nos dias 13 e 20 de novembro foram aplicadas as provas da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio. No primeiro dia, os participantes elaboraram uma redação com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", e responderam questões de objetivas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas.
Leia também: Professores e alunos comentam as provas de Linguagens e redação do Enem 2022
O segundo dia foi a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza. Sobre as provas de Linguagens, Vivian Ulhôa, coordenadora pedagógica do Poliedro Colégio, afirmou que o exame seguiu a tendência dos últimos anos, sendo uma prova de muita leitura e interpretação.
Para Anderson Rodrigues, Diretor Pedagógico do Oficina do Estudante, a prova de Ciências da Natureza foi bastante conteudista, seguindo o modelo clássico do Enem, com gráficos, tabelas, esquemas, características comuns do Enem. Os estudantes consideraram a prova difícil e cansativa.
Ainda sobre a prova de Matemática, uma questão foi anulada. O item se referia ao salário de um vendedor.
Casos de Covid
Nas últimas semanas de novembro, o Brasil registrou um aumento significativo dos casos de Covid-19 em todo o país. Até o final do mês, o Brasil manteve uma média móvel de 22 casos diários, um dos maiores índices desde agosto.
De acordo com estudos, as infecções são referentes a sub variantes da Omicron, uma cepa que surgiu em novembro de 2021 e alarmou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O aumento dos casos próximo das festas de fim de ano causa preocupação em todo o Brasil. Algumas cidades já voltaram a solicitar o uso de máscaras em locais fechados e a Fuvest, por exemplo, já emitiu nota afirmando a obrigatoriedade do uso de máscaras durante o Vestibular 2023.
Perdas na músicas brasileira
Em novembro, perdemos dois grandes nomes da nossa música: Gal Costa e Erasmo Carlos. No último 9 de novembro, Gal Costa, ícone da Tropicália, faleceu aos 78 anos de idade.
Leia também: Tropicalismo e ruptura cultural no Brasil
Durante a década de 1970, Gal se tornou o grande nome do tropicalismo, gravando sucessos como Pérola Negra, Barato Total e Desafinado. Nos últimos anos, Gal estava na ativa, em um de seus últimos projetos, o Gal 75, a cantora revisitou e celebrou seus 55 anos de carreira. O projeto trouxe releituras de seus clássicos com novos artistas, como Silva, Criolo e Zeca Veloso.
Junto com Roberto Carlos e Wanderléa, Erasmo Carlos apresentou o programa de televisão "Jovem Guarda", que de tão popular, se tornou um movimento cultural. O movimento ganhou força nos anos 60 e 70 no Brasil.
Com Roberto Carlos, Erasmo compôs grandes sucessos da música brasileira como Festa de arromba, É preciso saber viver, Minha fama de mau e Vem quente que eu estou fervendo.
Internacional
Copa do mundo
No dia 20 de novembro aconteceu a abertura da 22° Copa do Mundo de Futebol. A edição do torneio se passa no Qatar. A final do evento está agendada para o dia 18 de dezembro.
A realização da copa no país árabe acontece em meio de muitas polêmicas envolvendo condições de direitos humanos para mulheres e população LGBTQIA+ no país.
Confira: Copa do Mundo Catar 2022
No final de outubro, o bilionário estadunidense Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões. Durante o mês de novembro, a rede social foi alvo de polêmicas envolvendo o seu novo CEO.
Musk cortou milhares de postos de trabalho, o que gerou indignação e preocupação sobre o compromisso da plataforma no combate do discurso de ódio e da desinformação.
Sobre a desinformação, o bilionário reativou a conta do ex -presidente dos EUA, Donald Trump, após enquete no plataforma. A conta de Trump havia sido banida após os ataques contra Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Conheça os 4 CEOs importantes no mercado mundial
De acordo com Elon Musk, a Apple, uma outra gigante da tecnologia, cortou a publicidade no Twitter. Outras grandes empresas também suspenderam seus anúncios na rede social desde que o bilionário se tornou CEO do Twitter.
Terremoto na Indonésia
A Indonésia foi atingida por um terremoto de magnitude 5,6 no último dia 21 de novembro. O epicentro foi em Java, a principal ilha do país.
Ao todo, 271 pessoas morreram, com 40 desaparecidos e milhares de feridos. A Indonésia é frequentemente atingida por terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis.
COP 27
A 27° Conferência do Clima das Organizações Unidas (COP 27) foi realizada no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022. Durante o evento da ONU, os países em desenvolvimento exigiram a criação de um fundo de perdas e danos causados pelas mudanças climáticas.
O objetivo do fundo é uma indenização sobre as consequências da industrialização e pela emissão de gases de efeito estufa emitidos pelos países do norte. O entendimento é que os países desenvolvidos poluem mais e sofrem menos as consequências climáticas em comparação aos países em desenvolvimento (países do sul do equador).
A COP 27 foi marcada pelo retorno do Brasil na discussão climática e ambiental global. O presidente eleito Lula foi convidado ao evento, onde discursou.
Em seu discurso, Lula propôs que a COP de 2025 seja sediada na Amazônia. A COP deveria ter sido sediada no Brasil em 2019, porém, o governo Bolsonaro retirou a oferta alegando restrições orçamentárias.
Leia: Mudanças climáticas - causas e consequências
Otan promete mais apoio à Ucrânia
A guerra entre Rússia e Ucrânia segue deixando mortos e feridos. No final de novembro, países participantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reuniram e prometeram mais apoio a Kiev, capital da Ucrânia.
O apoio se faz necessário com a chegada do inverno no hemisfério norte, o que Vladimir Putin pretende usar como arma, afirma a Otan. Em uma resolução a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas pede para que a Rússia pague reparações causadas na Ucrânia. A Rússia rejeitou a resolução.
Crédito da imagem: CBF