Atualidades Vestibular e Enem - junho de 2022

O assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips foi o assunto mais noticiado neste mês.
Por Adriano Lesme

Dom e Bruno
Ilustração de Dom Phillips e Bruno Pereira
Crédito da Imagem: Cristiano Siqueira (@crisvector)
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O mês de junho de 2022 foi marcado por tristes acontecimentos, como o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, no Amazonas. Um outro fato marcante foi o aumento da fome no Brasil.

Abordamos esses e outros assuntos nesta edição do Atualidades para Vestibulares e Enem. Os hiperlinks direcionam para notícias de portais como o UOL, Folha de S.Paulo, BBC, CNN, G1 e Correio Braziliense, além de textos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Brasil

Assassinato de indigenista e jornalista

O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram assassinados durante uma viagem na terra indígena do Vale do Javari, no Amazonas. A Polícia Federal suspeita que o crime foi cometido por pessoas ligadas à pesca ilegal e ao tráfico de drogas na região.

O assassinato de Bruno e Dom ganhou repercussão nacional e internacional, pois ambos eram conhecidos por defender os indígenas e a Amazônia de atividades criminosas. O Vale do Javari é palco de conflitos como desmatamento e avanço do garimpo.

Há cinco anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) já havia cobrado do Brasil medidas contra criminosos no Vale do Javari, mas nada foi feito. Pelo contrário, no Governo Bolsonaro a Amazônia viu subir o desmatamento, queimadas e violência contra ambientalistas e indígenas.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) perdeu metade dos servidores, inclusive Bruno Pereira, que foi exonerado após comandar uma operação que destruiu balsas de mineração no Vale do Javari. 

Veja também: O que pode cair sobre meio ambiente no Enem

Prisão de ex-ministro da Educação

Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, foi preso pela Polícia Federal junto com dois pastores ligados ao presidente Jair Bolsonaro. A operação “Acesso Pago” tem o objetivo de investigar a prática de tráfico de influência e corrupção no Ministério da Educação (MEC).

Em conversa por telefone realizada 13 dias antes da prisão, Milton Ribeiro disse à filha que o presidente Bolsonaro o alertou sobre a possibilidade da Polícia Federal realizar uma operação de busca e apreensão em sua casa. Por causa disso, o Ministério Público Federal (MPF) afirma haver suspeitas de interferência do presidente nas investigações referentes ao ex-ministro e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que investigue Bolsonaro.

Leia também: Em 3 anos de Governo, cai o quarto ministro do MEC

Aumento da fome no Brasil

Mais de 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave, indica pesquisa. Em 2020, eram 19 milhões. O levantamento também mostrou que 125 milhões convivem com insegurança alimentar, o que representa quase 60% da população brasileira.

O aumento da fome no Brasil acompanhou o crescimento da inflação, sobretudo dos alimentos, e o desmonte de políticas públicas, como os programas de agricultura familiar (PAA) e alimentação escolar (PNAE).

Saiba mais: as causas da fome no Brasil e consequências

Fome no Brasil
Fome no Brasil quase dobra após dois anos de pandemia
Crédito da imagem: Nelson Antoine / Shutterstock

Aumento casos covid-19

O Brasil registrou um aumento acentuado nos casos de Covid-19 em junho. Em um único dia foram registrados 80 mil casos, algo que não se via desde fevereiro. A média de mortos também voltou a crescer, apesar de estar bem abaixo em relação ao pico da pandemia.

O aumento dos casos atingiu também as crianças e, por isso, metade das escolas públicas de São Paulo suspenderam às aulas. No entanto, as aulas foram retomadas no final do mês e a recomendação atual é de afastar alunos com sintomas.

A explicação para o crescimento dos casos pode estar no abandono das medidas de prevenção, como uso de máscaras, a chegada do frio e tempo seco em algumas regiões, baixa procura por doses de reforço e queda da imunidade após alguns meses de aplicação das doses.

Casos de varíola dos macacos no Brasil

Mais de 20 casos de varíola dos macacos foram registrados no Brasil em junho. No mundo, já são mais de 3,4 mil casos e uma morte confirmada. Os principais sintomas da doença envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (íngua), calafrios e fadiga.

A varíola dos macacos é uma doença viral similar à varíola humana (já erradicada), entretanto, mais branda e menos letal. Essa doença foi identificada em 1958, após surto com macacos que estavam mantidos em laboratório para pesquisa. O surto atual não tem relação com os macacos.

Juíza induz menina estuprada a desistir de aborto

Um vídeo divulgado pelo The Intercept mostra uma juíza induzindo uma menina de 11 anos, grávida após estupro, a desistir de realizar aborto legal. A menina ainda foi colocada em abrigo longe dos familiares para não praticar o aborto, após pedido de uma promotora. A criança conseguiu realizar o procedimento depois de uma recomendação do MPF. 

Com a repercussão, a juíza Joana Zimmer deixou o caso, mas alegou que o motivo foi uma promoção. A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) vai investigar e analisar a conduta da juíza. Zimmer se defende alegando que o aborto com 22 semanas de gravidez significaria “uma autorização para homicídio”.

O aborto é legal no Brasil em caso de estupro, independentemente do período da gravidez. O aborto também é permitido quando há risco de vida para a mulher, como no caso de uma criança grávida, e quando há má formação do encéfalo (anencefalia).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mundo

Guerra Rússia x Ucrânia

A guerra entre Rússia e Ucrânia completou quatro meses em junho. Os ataques aumentaram nas regiões de Kharkiv e Donetsk, no nordeste e leste da Ucrânia. Um míssil atingiu um shopping na cidade de Kremenchuk, região central da Ucrânia, onde estavam cerca de 1.000 pessoas no momento – 18 morreram e mais de 30 estão desaparecidas.

Enquanto isso, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) convidou a Finlândia e a Suécia para se juntarem à aliança militar, em uma clara resposta à ofensiva russa. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que responderá “de forma simétrica” se a Otan enviar armas e soldados aos dois países.

Novo presidente da Colômbia

A Colômbia terá um presidente de esquerda pela primeira vez. Gustavo Petro venceu o segundo turno das eleições contra o empresário Rodolfo Hernández, por 50,44% a 47,3%. A vitória de Petro consolida o retorno da esquerda ao poder na América do Sul. Antes, Gabriel Boric venceu no Chile, Pedro Castillo, no Peru, e Alberto Fernández, na Argentina.

Afinal, o que é direita e esquerda na política?

Terremoto no Afeganistão

Um forte terremoto atingiu o leste do Afeganistão no dia 22 de junho, ocasionando a morte de, pelo menos, mil pessoas. Foi o terremoto mais mortal da história do país. O governo talebã pediu ajuda internacional para lidar com o desastre. O Afeganistão vive uma situação econômica e social crítica há décadas.

Imigrantes mortos em caminhão

Mais de 50 pessoas morreram dentro de um caminhão após o veículo ser abandonado em uma estrada no Texas, Estados Unidos. As vítimas eram imigrantes que tentavam entrar ilegalmente no país, a maioria delas mexicanas. 

A tragédia reacendeu a discussão sobre o problema da imigração ilegal nos Estados Unidos. Atualmente, o presidente Joe Biden tenta encerrar o polêmico programa de imigração de seu antecessor, Donald Trump.