Atualidades Vestibular e Enem - Janeiro de 2018

Segurança pública, julgamento de Lula e febre amarela foram os principais temas do Brasil em janeiro.
Por Lorraine Vilela Campos

Ano começou com rebelião no presídios e caos na segurança pública
Ano começou com rebelião no presídios e caos na segurança pública
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Janeiro chegou ao fim e a maioria das escolas já retornaram das férias, não é mesmo? Este novo ano é para muitos o fim do ensino médio, momento de participar de vestibulares e do Enem. Com isso, adolescentes e jovens começam a se preparar para os estudos acompanhando o que acontece no Brasil e no mundo, afinal, atualidades sempre caem em processos seletivos. 

Pensando nisso, o Brasil Escola traz um resumo do que foi notícia no Brasil e no mundo neste mês de janeiro de 2018. As matérias completas que estão nos links são do UOL e a da Agência Brasil e em textos didáticos do nosso próprio portal. Basta clicar na frase ou palavra para saber mais sobre o assunto. 

Tópicos deste artigo

Brasil

Rebelião em Goiás

O ano de 2018 começou com tensão na região Centro-Oeste. Em 1º de janeiro, uma rebelião na região metropolitana de Goiânia deixou nove mortos e diversos feridos, além de resultar na fuga de 242 presos. Destes, mais de 140 foram recapturados na sequência. 

O episódio, que foi seguido por outros motins de menor tamanho, levantou a discussão sobre a precariedade no Sistema Prisional brasileiro e as falhas da Segurança Pública. 

Além disso, ficou constatado a superlotação na colônia que abriga os presos do regime semiaberto (210% acima da capacidade) e um surto de sarna que atingiu 1,2 mil presidiários

Julgamento do ex-presidente Lula

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 24 de janeiro. Por unanimidade de votos, a sentença do juiz Federal Sergio Moro foi mantida: condenação por crimes de corrupção passiva e obstrução de justiça. 

Os desembargadores aumentaram a pena que era de 9 anos e seis meses para 12 anos e um mês de prisão, período a ser cumprido em regime fechado. 

Lula não desistiu de tentar a candidatura para a Presidência, mas sua elegibilidade depende do decorrer da decisão. O ex-presidente não será preso imediatamente, mas sua defesa entrou com um pedido de habeas corpus no último dia 30 de janeiro, solicitação que foi negada pela Justiça

Febre Amarela

Febre amarela é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo da dengue

A Febre Amarela Silvestre é assunto diário na imprensa brasileira. São Paulo é o estado com maior registro de casos da doença, incluindo óbitos. Minas Gerais e Rio de Janeiro também estão em alerta para a disseminação do vírus. 

Entenda como é transmitida a Febre Amarela

A alta procura pela vacina tem feito com que haja o fracionamento das doses para a imunização da população nas regiões de risco. A versão fracionada tem um tempo menor de proteção, mas ainda assim é considerada eficaz. As entidades competentes estão mapeando os locais com maior incidência da Febre Amarela Silvestre para que haja controle dos mosquitos transmissores. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A falta de informação tem levado muitas pessoas a cometerem crimes ambientais. Já que os macacos são hospedeiros da Febre Amarela, muitos primatas são mortos pela população. Os macacos não transmitem a doença, o transmissor é o mosquito. De acordo com especialistas, a morte dos chamados "sentinelas" expõe o ser humano ainda mais à doença

Mundo

Tireoteio em escola dos Estados Unidos

Um estudante de 15 anos foi responsável por um tiroteio em uma escola nos Estados Unidos, em 23 de janeiro. Dois alunos morreram e outros 17 ficaram feridos. O jovem foi detido e será indiciado por assassinato e tentativa de homicídio. 

O grupo antiviolência Everytown for Gun Safety fez um levantamento que registrou a incidência de 283 ataques a tiros em escolas dos Estados Unidos. Com esse novo episódio, as escolas voltaram a debater sobre a possibilidade de professores utilizarem armas em sala, sendo que alguns estados já permitem o treinamento e porte de armamento dentro das unidades escolares. 

Superlua azul de sangue

Fenômeno raro da Superlua azul de sangue será visto novamente em 2037

Em 31 de janeiro, pessoas América do Norte, Pacífico, Ásia e Oceania puderam presenciar a junção de alguns fenômenos: um eclipse lunar (Lua de Sangue), a Super Lua e a chamada lua azul, o que resultou na "Superlua azul de sangue". 

Entenda como funciona o fênomeno!

A última “Superlua azul de sangue” havia sido presenciada em dezembro de 1982. Quem não conseguiu admirar o raro fenômeno terá que esperar até 2037! 

EUA voltam a permitir a entrada de refugiados de 11 países

Os Estados Unidos voltaram a permitir a entrada de refugiados de 11 países em seu território. Em 2017, o governo de Donald Trump havia vetado o ingresso de algumas nacionalidades, sendo a maioria de muçulmanos. 

Segundo grupos de defesa dos direitos dos refugiados, os países que conseguiram a entrada nos EUA são: Egito, Irã, Iraque, Líbia, Mali, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria e Iêmen. No entanto, haverá um controle rígido para que as pessoas destes países possam entrar em território norte-americano. 

Coreias juntas nas Olimpíadas de Inverno

Coreia do Sul e do Norte acabaram estabelecendo um diálogo por conta dos Jogos Olímpicos de Inverno. As 12 atletas norte-coreanas do hóquei feminino estarão na competição em uma equipe conjunta com 11 sul-coreanas, por exemplo. 

As Olimpíadas de Inverno serão realizadas de 9 a 25 de fevereiro, em PyeongChang, na Coreia do Sul.