Janeiro chegou ao fim e a maioria das escolas já retornaram das férias, não é mesmo? Este novo ano é para muitos o fim do ensino médio, momento de participar de vestibulares e do Enem. Com isso, adolescentes e jovens começam a se preparar para os estudos acompanhando o que acontece no Brasil e no mundo, afinal, atualidades sempre caem em processos seletivos.
Pensando nisso, o Brasil Escola traz um resumo do que foi notícia no Brasil e no mundo neste mês de janeiro de 2018. As matérias completas que estão nos links são do UOL e a da Agência Brasil e em textos didáticos do nosso próprio portal. Basta clicar na frase ou palavra para saber mais sobre o assunto.
Tópicos deste artigo
Brasil
Rebelião em Goiás
O ano de 2018 começou com tensão na região Centro-Oeste. Em 1º de janeiro, uma rebelião na região metropolitana de Goiânia deixou nove mortos e diversos feridos, além de resultar na fuga de 242 presos. Destes, mais de 140 foram recapturados na sequência.
O episódio, que foi seguido por outros motins de menor tamanho, levantou a discussão sobre a precariedade no Sistema Prisional brasileiro e as falhas da Segurança Pública.
Além disso, ficou constatado a superlotação na colônia que abriga os presos do regime semiaberto (210% acima da capacidade) e um surto de sarna que atingiu 1,2 mil presidiários.
Julgamento do ex-presidente Lula
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 24 de janeiro. Por unanimidade de votos, a sentença do juiz Federal Sergio Moro foi mantida: condenação por crimes de corrupção passiva e obstrução de justiça.
Os desembargadores aumentaram a pena que era de 9 anos e seis meses para 12 anos e um mês de prisão, período a ser cumprido em regime fechado.
Lula não desistiu de tentar a candidatura para a Presidência, mas sua elegibilidade depende do decorrer da decisão. O ex-presidente não será preso imediatamente, mas sua defesa entrou com um pedido de habeas corpus no último dia 30 de janeiro, solicitação que foi negada pela Justiça.
Febre Amarela
A Febre Amarela Silvestre é assunto diário na imprensa brasileira. São Paulo é o estado com maior registro de casos da doença, incluindo óbitos. Minas Gerais e Rio de Janeiro também estão em alerta para a disseminação do vírus.
Entenda como é transmitida a Febre Amarela
A alta procura pela vacina tem feito com que haja o fracionamento das doses para a imunização da população nas regiões de risco. A versão fracionada tem um tempo menor de proteção, mas ainda assim é considerada eficaz. As entidades competentes estão mapeando os locais com maior incidência da Febre Amarela Silvestre para que haja controle dos mosquitos transmissores.
A falta de informação tem levado muitas pessoas a cometerem crimes ambientais. Já que os macacos são hospedeiros da Febre Amarela, muitos primatas são mortos pela população. Os macacos não transmitem a doença, o transmissor é o mosquito. De acordo com especialistas, a morte dos chamados "sentinelas" expõe o ser humano ainda mais à doença.
Mundo
Tireoteio em escola dos Estados Unidos
Um estudante de 15 anos foi responsável por um tiroteio em uma escola nos Estados Unidos, em 23 de janeiro. Dois alunos morreram e outros 17 ficaram feridos. O jovem foi detido e será indiciado por assassinato e tentativa de homicídio.
O grupo antiviolência Everytown for Gun Safety fez um levantamento que registrou a incidência de 283 ataques a tiros em escolas dos Estados Unidos. Com esse novo episódio, as escolas voltaram a debater sobre a possibilidade de professores utilizarem armas em sala, sendo que alguns estados já permitem o treinamento e porte de armamento dentro das unidades escolares.
Superlua azul de sangue
Em 31 de janeiro, pessoas América do Norte, Pacífico, Ásia e Oceania puderam presenciar a junção de alguns fenômenos: um eclipse lunar (Lua de Sangue), a Super Lua e a chamada lua azul, o que resultou na "Superlua azul de sangue".
Entenda como funciona o fênomeno!
A última “Superlua azul de sangue” havia sido presenciada em dezembro de 1982. Quem não conseguiu admirar o raro fenômeno terá que esperar até 2037!
EUA voltam a permitir a entrada de refugiados de 11 países
Os Estados Unidos voltaram a permitir a entrada de refugiados de 11 países em seu território. Em 2017, o governo de Donald Trump havia vetado o ingresso de algumas nacionalidades, sendo a maioria de muçulmanos.
Segundo grupos de defesa dos direitos dos refugiados, os países que conseguiram a entrada nos EUA são: Egito, Irã, Iraque, Líbia, Mali, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria e Iêmen. No entanto, haverá um controle rígido para que as pessoas destes países possam entrar em território norte-americano.
Coreias juntas nas Olimpíadas de Inverno
Coreia do Sul e do Norte acabaram estabelecendo um diálogo por conta dos Jogos Olímpicos de Inverno. As 12 atletas norte-coreanas do hóquei feminino estarão na competição em uma equipe conjunta com 11 sul-coreanas, por exemplo.
As Olimpíadas de Inverno serão realizadas de 9 a 25 de fevereiro, em PyeongChang, na Coreia do Sul.