Surto de Sarampo no Brasil

O surto de sarampo no Brasil é preocupante, pois a doença é grave e pode até mesmo causar a morte. Será que esse assunto pode aparecer no Enem?
Por Vanessa Sardinha dos Santos

O sarampo é causado por um vírus que é transmitido por meio de secreções expelidas ao tossir, falar, espirrar ou respirar
O sarampo é causado por um vírus que é transmitido por meio de secreções expelidas ao tossir, falar, espirrar ou respirar
Crédito da Imagem: shutterstok
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Crescentes números de casos de sarampo vêm assustando o Brasil em 2018. Apesar de existir a vacina contra essa doença, no ano de 2018, até o início do mês de agosto, mais de 1000 casos foram confirmados.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus. É transmitido por meio das secreções expelidas quando um indivíduo contaminado fala, tosse ou espirra. Essa doença é grave e pode causar a morte. Em algumas partes do mundo, o sarampo é uma das principais causas de morte de crianças com idade inferior a cinco anos, por isso a importância de interromper os surtos.

Tópicos deste artigo

Casos de sarampo em 2018

Até o dia 06 de agosto de 2018, foram confirmados, de acordo com o Ministério da Saúde, 788 casos de sarampo no Amazonas e 281 em Roraima. Além desses casos, alguns casos isolados foram registrados no Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1). Esses casos totalizam 1100 casos confirmados de sarampo no Brasil. Até tal data haviam sido registradas 5 mortes (3 estrangeiros e 2 brasileiros).

Um fator importante a ser considerado é o fato de que a Venezuela enfrenta um surto de sarampo desde julho de 2017. Esse surto aliado ao grande número de imigrantes que Roraima tem recebido pode ter contribuído para o início do surto no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus que circula no Brasil é o mesmo que circula na Venezuela.

Vale destacar que em 2016 o nosso país recebeu um certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo da Organização Pan-Americana da Saúde. Para manter esse certificado, é fundamental interromper surtos e evitar a chamada transmissão sustentada, a qual se caracteriza pela ocorrência de um mesmo surto por mais de um ano.

Sintomas e tratamento do sarampo

O sarampo apresenta como principais sintomas febre alta a moderada, conjuntivite, lacrimejamento, fotofobia, dor de cabeça, tosse e coriza. Além disso, surgem manchas vermelhas na pele, que inicialmente aparecem no rosto e atrás da orelha e posteriormente se espalham pelo corpo. Na mucosa da boca, podem surgir manchas brancas chamadas de sinal de Koplic. Esse sinal surge geralmente de um a dois dias antes do surgimento das manchas vermelhas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sarampo causa o surgimento de manchas vermelhas no corpo
O sarampo causa o surgimento de manchas vermelhas no corpo

Atualmente não existe uma forma específica de tratar o sarampo. Geralmente o tratamento baseia-se em hidratar o paciente, garantir o suporte nutricional e reduzir a hipertermia (aumento da temperatura do corpo por causa da falha dos mecanismos de dissipação do calor).


Vacina contra sarampo

Como o sarampo é uma doença infecciosa grave e pode até mesmo causar a morte, o melhor remédio é a prevenção, a qual é conseguida pela vacinação. Veja abaixo o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde para o sarampo:

Vale destacar que gestantes, casos suspeitos de sarampo, menores de seis meses de idade e imunocomprometidos (pessoas com o sistema de defesa do corpo comprometido) não devem receber a vacina.

Leia também: Importância da vacinação

O surto de sarampo pode ser assunto de questões do Enem?

O Enem sempre se preocupa em contextualizar suas questões, relacionando a teoria com o que vivemos na atualidade. Assim sendo, é importante estar informado sobre o surto de sarampo, conhecendo bem as características da doença, como ela é transmitida e sua forma de prevenção.

Outro ponto interessante que pode ser abordado é a cobertura vacinal em nosso país. Muitas pessoas atualmente estão optando por não tomar vacinas, o que contribui para o aumento de surtos, como o de sarampo. Compreender a relação entre a falta de vacinação e surtos e entender o mecanismo de funcionamento de vacinas é importante, uma vez que questões sobre vacinas já foram cobradas em outras edições da prova.

Não podemos nos esquecer ainda da crise na Venezuela, que apresenta relação com o surto de sarampo no Brasil. Como sabemos, outra característica do Enem é a interdisciplinaridade, que nesse caso pode relacionar saúde e questões políticas.

Leia também: Saúde humana no Enem

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Assista às nossas videoaulas