Atualidades Vestibular e Enem – Julho 2018

Copa do Mundo na Rússia, resgate na Tailândia e sarampo no Brasil foram alguns dos destaques do mês de julho.
Por Rafael Batista

A Copa do Mundo ocupou os principais noticiários em julho
A Copa do Mundo ocupou os principais noticiários em julho
Crédito da Imagem: Fig / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

É claro que o mês julho ficou marcado pelos jogos da Copa do Mundo de Futebol, neste ano realizada na Rússia. Mas não foi só isso, alguns outros eventos marcaram e até comoveram o mundo nos últimos dias.

Pensando nos grandes vestibulares e também nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), separamos alguns acontecimentos do mês de julho e que merecem a atenção dos estudantes que estão se preparando para as provas.

Clicando nos links, você será redirecionado para notícias e textos do UOL, Folha de São Paulo, BBC e Huffpost Brasil, que detalham o ocorrido.

Tópicos deste artigo

Copa do Mundo

Sem dúvida, o desempenho das seleções e o resultado da copa tiveram lugar de destaque na imprensa internacional. A Seleção Brasileira, uma das favoritas, foi eliminada nas quartas de final pela Bélgica

Diversas situações chamaram a atenção da internet durantes as partidas e os jogadores viraram memes que se espalharam pela rede. O Neymar virou questão de prova no Vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. 

Apesar de ter perdido o jogo da final para a França, a seleção da Croácia teve seu momento de fama, seja pela atuação de seus jogadores, seja pela presença e postura da Presidente Kolinda Grabar-Kitarovic nos estádios e na premiação.

Imigração

No entanto, o show de imagens e emoções dos jogos da Copa do Mundo não escondeu o sofrimento dos imigrantes que tentam entrar em países europeus de forma ilegal. No início de julho, um bote com mais de 100 imigrantes libaneses naufragou no Mar Mediterrâneo, destes, pelo menos 63 desapareceram durante o acidente.

Em Portugal, a boa notícia veio porque o governo anunciou a legalização de cerca de 30 mil imigrantes que trabalham há pelo menos um ano no país.

A copa também chamou a atenção para a questão da imigração, pois a seleção da França, bi-campeã mundial, é formada, em sua maioria, por imigrantes ou descendentes de imigrantes africanos. A vitória da França, nesse caso, seria também uma vitória contra a xenofobia que ainda persiste na Europa.

Tailândia

Outro fato que tomou conta das manchetes em todo o mundo foi o incidente com um time de futebol de adolescentes na Tailândia. O treinador e 12 garotos, com idade entre 11 e 16 anos, exploravam uma caverna no dia 23 de junho, quando foram surpreendidos por uma forte chuva que alagou o lugar onde eles estavam, impedindo-os de sair.

O resgate dos meninos e do treinador foi feito por mergulhadores.
Crédito da imagem: Nicole Rerk / Shutterstock

O time foi localizado no dia 2 de julho e começou um minucioso trabalho de resgate que levou 18 dias. Durante os procedimentos, um ex-mergulhador morreu por falta de oxigenação enquanto levava tanques de oxigênio para o grupo.

Depois de resgatados com segurança, a equipe foi convidada pela Fifa para assistir ao jogo da Final da Copa do Mundo na Rússia, mas os médicos descartaram essa possibilidade. Apesar do sucesso na operação de resgate, há algumas preocupação com a saúde dos envolvidos.

Além da desidratação, desnutrição e hipotermia, durante o confinamento, a doença da caverna pode trazer alguns danos para vida dos adolescentes e do técnico. Os fungos e a humidade da caverna podem causar problemas respiratórios, como a histoplasmose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desastres

Dois incêndios de grandes proporções colocaram os Estados Unidos e a Grécia em estado de alerta. Na América do Norte, o governo confirmou a morte de 5 pessoas e outras 38 mil tiveram que deixar suas casas, como medida de segurança.

Na Grécia, as consequências foram ainda mais desastrosas. Até dia 30 de julho, 91 mortes foram confirmadas e outras 25 pessoas estavam desaparecidas. Segundo especialistas, os desastres são em virtude da onda de calor que atinge o hemisfério norte.

Trump

Mesmo em meio a diversos protestos, o Presidente dos EUA, Donald Trump, fez sua primeira visita como chefe de estado ao Reino Unido. Sem pautas definidas, a intenção de Trump foi promover uma relação especial entre os dois países, a fim de avançarem em acordos comuns.

Sob protestos, Donald Trump chegou ao Reino Unido.
Crédito da imagem: Ink Drop / Shutterstock

Entre as polêmicas em que o Presidente se envolveu por lá, Trump chegou a sugerir que Theresa May processe a União Europeia em vez de negociar os termos do Brexit. As declarações foram dadas pela própria primeira-ministra britânica, em entrevista à BBC.

Nicarágua

Uma onda de violência em meio a protestos e repressão tomou conta da Nicarágua, na América Central. As manifestações começaram após uma proposta de reforma da previdência, sugerida pelo governo. Centenas de pessoas já morreram nos confrontos.

Parte da população quer a saída do presidente, Daniel Ortega, que foi um dos líderes da Revolução Sandinista que derrubou o ditador Anastasio Somoza. Hoje, Ortega é acusado pelos opositores de praticar a mesma tirania de Somoza, nos tempos da ditadura.

No dia 23 de julho, uma estudante brasileira foi morta com um tiro no peito em Manágua, gerando uma crise diplomática entre o Brasil e a Nicarágua. O Itamaraty chamou de volta o embaixador brasileiro e pediu esclarecimentos à embaixadora nicaraguense no Brasil.

México

Uma eleição histórica no México chamou atenção do restante do mundo. Com uma vitória expressiva, a esquerda ascendeu ao poder depois de mais de 100 anos. López Obrador foi eleito presidente com 53% dos votos, mais que a soma dos votos obtidos pelo segundo e terceiro colocado.

Eleições no Brasil

Por aqui, a proximidade das eleições deste ano é o que dita o ritmo dos noticiários. As convenções partidárias estão acontecendo e possíveis candidatos contam com prazo até dia 15 de agosto para registros de candidaturas.

A corrida eleitoral de 2018 começa a tomar corpo no Brasil.
Crédito da imagem: Niyazz / Shutterstock

Pelo menos cinco convenções nacionais já definiram seus candidatos ao Palácio do Planalto: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Vera Lúcia (PSTU).

Saúde

O Sarampo, uma infecção viral que pode ser fatal para crianças, voltou a ser notícia depois de 50 anos, desde que foi praticamente eliminada no Brasil. No final de julho, o Ministério da Saúde confirmou 822 casos da doença e outras 3.831 em fase de investigação.

Os procedimentos estéticos também foram colocados em xeque com a prisão do médico Denis César Barros Furtado, conhecido como “Doutor Bumbum”. Ele e sua mãe estavam sendo investigados pela morte de uma paciente que fez um procedimento estético no apartamento do médio, no Rio de Janeiro.

Depois da prisão, diversas outras denúncias contra o médico foram feitas.