Atualidades Vestibular e Enem - março de 2022

Acidente aéreo na China, Guerra entre Rússia e Ucrânia, liberação do uso de máscaras e queda do quarto ministro do MEC são destaques.
Por Silvia Tancredi

avião China Eastern Airlines
Avião China Eastern Airlines
Crédito da Imagem: viper-zero/Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de março de 2022.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as reportagens dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, além de artigos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Pandemia

Neste mês, os números da pandemia do coronavírus se apresentaram mais baixos. Mesmo assim, alguns dados merecem atenção. Confira:

  • 7 de março: a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira capital do Brasil a retirar a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial. Na ocasião, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) declarou que achava essa medida precipitada. 

  • 9 de março: na França, foram identificados três pacientes com a "deltacron", uma recombinação nas variantes delta e ômicron do coronavírus.

  • 13 de março: China divulgou que milhões de pessoas foram confinadas após o país registrar o maior número de casos de Covid-19 em dois anos. No dia seguinte, o país asiático proibiu todos os cidadãos da província de Jilin, no nordeste do país, de viajar

  • 17 de março: O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou o decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados no estado.

  • 25 de março: nesse dia, a Fiocruz divulgou que, pela primeira vez desde julho de 2020, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 estava fora de alerta, contando com ocupação inferior a 60%. Sendo assim, o mapa do país ficou completamente verde, o que significa estágio de alerta baixo. A Fiocruz apontou que esse cenário positivo é em razão do alto índice de vacinados.  

Mapa verde Covid-19 março 2022/Crédito: Fiocruz

Brasil

Queda do ministro do MEC

Milton Ribeiro pediu exoneração do cargo de titular do Ministério da Educação (MEC) no dia 28 de março. Este é o quarto ministro do Governo Bolsonaro a cair da pasta em 3 anos e 3 meses.

O então ministro foi exonerado do cargo uma semana após o jornal Folha de São Paulo divulgar uma gravação na qual Ribeiro afirmava que liberaria verbas do ministério para municípios indicados por dois pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Relembre as ações de Milton Ribeiro no MEC

Telegram

No dia 18 de março, o  ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu que as operadores de telefone bloqueassem o aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil. Segundo o ministro, esse app possui perfis que ajudam a disseminar informações falsas. Moraes é relator do "inquérito das fake news".

Saiba como surgiram as fake news e os perigos da desinformação

O STF revogou o bloqueio após o Telegram atender às exigências de Moraes. A empresa indicou um representante oficial no Brasil e a removeu links no canal oficial do presidente Jair Bolsonaro que permitem baixar documentos de um inquérito sigiloso e não concluído da Polícia Federal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Declarações machistas

No dia 5 de março, o deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, afirmou que as mulheres ucranianas eram "fáceis" porque eram "pobres". A opinião do político foi emitida por meio de um áudio que vazou enquanto estava na Europa para, segundo o deputado, ajudar ucranianos na guerra.

Essa e outras ofensas, consideradas machistas e misóginas, custaram ao membro do Movimento Brasil Livre (MBL) a desfiliação do diretório nacional do Podemos. No entanto, ele se filiou ao União Brasil.

Leia também: Desigualdade de gênero: o que é, origem, dados 

Internacional 

Guerra entre Rússia e Ucrânia

No dia 24 de março, a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia completou um mês. Em março, o conflito concentrou-se na capital da Ucrânia, Kiev, em Kharkiv, a segunda maior cidade do pais, e em Mariupol, na costa do Mar Negro.

Veja alguns destaques desse conflito durante o mês de março:

  • 1º de março: mais de cem diplomatas, representantes de cerca de 40 países, abandonaram a sala de Conferência sobre o Desarmamento da Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de protesto contra a invasão russa na Ucrânia. 

  • 7 de março: nesse dia uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília para Varsóvia, capital da Polônia, para que brasileiros que fugiram da Ucrânia pudessem retornar ao Brasil. O Governo aproveitou essa viagem para encaminhar 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária às vítimas do conflito na Ucrânia.

  • 23 de março: a cidade ucraniana Mariupol, considerada um ponto estratégico pela posição geográfica, foi invadida pelos russos. A Organização Não-Governamental (ONG) Human Rights Watch descreveu o local como "uma paisagem infernal, congelante e repleta de cadáveres e prédios destruídos".  

  • 31 de março: O presidente russo, Vladimir Putin, assinou, no dia 31 de março, decreto ordenando a convocação de 134.500 novos recrutas para o Exército da Rússia. Chefe de gabinete da Presidência da Ucrânia, Andriy Yermak cobrou hoje um apoio efetivo dos aliados.

Poluição por plástico

A ONU começou, no dia 2 de março, negociações para o primeiro acordo global contra a poluição plástica. Participaram do evento representantes de 175 países. O acordo tem como objetivo lutar pela preservação da biodiversidade.

Entenda o conceito, a importância e por que a biodiversidade deve ser preservada

Terremoto Japão

No dia 16 de março, terremoto de magnitude 7,3 foi registrado no nordeste do Japão, próximo à cidade de Fukushima. Os efeitos também foram sentidos na capital, Tóquio, e em de Miyagi, Iwate e Tohoku.

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio apontou que cerca de 2 milhões de casas ficaram sem energia. Entretanto, o evento não teve grandes consequências e danos.

Leia sobre as causas, a intensidade e as consequências dos terremotos

Queda de avião na China

No dia 21 de março, um avião com 132 pessoas a bordo caiu no sul da China. No momento, o Boeing 737-800 da companhia China Eastern Airlines estava realizando rota entre as cidades de Kunming e Guangzhou. As causas do acidente estão sendo investigadas.

O avião chinês caiu de altura de 6 mil metros na região montanhosa de Guangxi, causando um incêndio. Dados apontam que a queda levou cerca de 2 minutos. A queda do avião na China matou todos a bordo.