Confira as atualidades de julho que podem cair no Enem 2017 e Vestibular

De reforma trabalhista aprovada a míssil intercontinental lançado pela Coreia do Norte, saiba o que foi notícia!
Por Lorraine Vilela Campos

Reforma Trabalhista foi sancionada neste mês de julho
Reforma Trabalhista foi sancionada neste mês de julho
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As férias escolares chegaram ao fim para a maior parte dos estudantes, não é mesmo?! Que tal conferir um resumão do que aconteceu no mês de julho e sair na frente na hora dos estudos para o Vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? 

O Brasil Escola traz para você um resumo do que foi notícia no Mundo e no Brasil durante as férias escolares de meio de ano! Para acessar as notícias completas (do UOL e da Agência Brasil), basta clicar no link que aparece na palavra ou frase do seu assunto de interesse! 

Tópicos deste artigo

Mundo

Constituinte Venezuelana

A Venezuela foi palco de mais mortes no último domingo (30). De acordo com o Ministério Público, 10 pessoas foram mortas no dia em que a Assembleia Constituinte foi eleita para discutir e criar uma nova Carta Magna (Constituição), revendo pontos da que vigora atualmente no país, a qual passou a valer em 1999. 

Protestos pedem mudanças na Venezuela

Foram eleitos 545 membros que constituíram a Assembleia Constituinte, a qual deve ser inaugurada ainda esta semana. Membros da oposição consideram a eleição do último domingo como golpe do governo, assim como diversos países são contra uma nova Carta Magna neste momento

Cúpula do G20 

A reunião dos líderes dos países dos 20 países integrantes do chamado G20 foi realizada no início de julho. Os dois dias de evento contaram com discussões sobre comércio, meio ambiente e migração. O destaque foi o isolamento de Donald Trump por retirar os Estados Unidos dos acordos climáticos.

Os dois dias da Cúpula do G20 também resultaram em protestos nas ruas, cobrando dos líderes posições mais conscientes sobre diferentes assuntos. Outro ponto que chamou a atenção foi o "climão" entre membros da reunião, como foi o caso da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, que se mostrou desconfortável com a conversa de Vladimir Putin, revirando os olhos, o que rendeu memes nas redes sociais.

Vício em games poderá ser classificado como transtorno psiquiátrico

Está em discussão a inclusão do vício em jogos eletrônicos na categoria de transtornos psiquiátricos na Classificação Internacional de Doenças (CID), a qual é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A justificativa de profissionais de saúde é de que uma vez classificada a desordem psíquica, a detecção do vício pode ser feito de forma mais ágil e o tratamento será facilitado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ONU alerta para o crescimento da fome no mundo

A 40º Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação foi realizada no início de julho. O encontro discutiu medidas para levar recursos que possibilitem a alimentação em zonas de conflito e extrema pobreza. Na ocasião, a ONU destacou que é significativo o aumento da fome no mundo, dados que serão publicados no mês de setembro. 

Leia também: A crise dos refugiados: onde está o respeito ao próximo?

Dos 19 países classificados como em situação de crise humanitária, Nigéria, Somália, Iêmen e Sudão do Sul chamam a atenção para os problemas enfrentados também com as secas ou cheias, o que afeta cerca de 20 milhões de pessoas. 

Coreia do Norte testa míssil

No início de julho, a Coreia do Norte lançou o Míssil Balístico Intercontinental (ICBM), que atingiu o mar do Japão. No começo deste ano, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, deixou clara a intenção de desenvolver mísseis intercontinentais que possam carregar bombas nucleares. 

O teste com armamento nuclear chama a atenção para a possibilidade do aprimoramento dos mísseis chamados intercontinentais. Se a tecnologia for desenvolvida de forma que possa ir cada vez mais longe, a ameaça torna-se  próxima para o Estados Unidos, seu principal opositor. 

Brasil

Reforma Trabalhista é aprovada

A Reforma Trabalhista foi sancionada pelo presidente Michel Temer no fim da primeira quinzena de julho. Em sua justificativa, ele disse que ninguém tinha a "ousadia" de reformar o cenário trabalhista. 

Reforma Trabalhista flexibiliza acordos entre patrões e empregados

A Reforma Trabalhista mexe em pontos como horário de almoço e descanso do trabalhador, regularização do trabalho freelancer, acordos entre patrões e empregados que terão "força de lei", flexibilização das férias, possibilidade de atuação de mulheres grávidas em locais insalubres entre outras modificações. Confira mais nesta notícia.

Denúncia contra Michel Temer

Após a volta do recesso, a Câmara dos Deputados deve votar a denúncia contra Michel Temer por corrupção passiva. Para que a denúncia da Procuradoria Geral da República seja acatada, são necessários os votos de 342 deputados contra o parecer do relator Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) que recomendou a rejeição do caso. 

A denúncia se baseia na delação premiada dos executivos da J&F. Como Temer está em exercício da Presidência, é necessário que a Câmara vote pelo prosseguimento da denúncia para que ela seja analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).