Atualidades Vestibular e Enem - agosto de 2023

Entre os destaques, estão o aumento do Brics e as novidades do Real digital.
Por Tiago Vechi

Homem indígena atira arco e flecha de costas
A população indígena registrou um crescimento maior que a população brasileira como um todo
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As atualidades costumam ser temas de questões no Enem e em outros tantos vestibulares pelo país. É essencial saber o que está acontecendo mundo afora para se preparar para questionamentos sobre esses assuntos.

A equipe do Brasil Escola separou as notícias mais relevantes do mês de agosto e fez um resumo sobre cada uma para você não perder nada. Também disponibilizamos links, caso você deseje se aprofundar mais em algum acontecimento. Confira!

Tópicos deste artigo

Brasil

População Indígena

Os dados do Censo 2022, liberados no dia 7 de agosto, revelaram que a população indígena no Brasil soma 1.693.535 pessoas. Isso representa um aumento de 88,82% em relação ao Censo de 2010, nesse mesmo período, o crescimento total da população brasileira foi de 6,5%.

De acordo com o IBGE, uma das principais causas deste aumento são as mudanças metodológicas feitas para otimizar a captação dessa população. Uma das transformações foi realizar a pergunta ”Você se considera indígena?” fora das terras indígenas.

Real digital

O desenvolvimento da versão eletrônica do Real teve mais um avanço neste mês de agosto. O Banco Central (BC) determinou que a nova moeda digital se chamará Drex.

De acordo com o BC, o Drex será usado para serviços financeiros e tem como objetivo ampliar as possibilidades de negócios e estimular a inclusão financeira. As primeiras operações simuladas com o Drex estão marcadas para setembro, mas ele só deve entrar em uso no final de 2024.

Operações policiais

A Polícia Militar de três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia) realizaram operações que culminaram em confrontos armados, deixando 45 pessoas mortas no total. Na Bahia, foram 19 mortes, em São Paulo 16 e no Rio de Janeiro 10 mortos e quatro feridos.

Em São Paulo, as operações aconteceram em represália ao assassinato de um integrante da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), que levou um tiro no Guarujá. Nos outros dois estados, segundo as Secretarias de Segurança Pública, as fatalidades são decorrentes de trocas de tiros oriundas do encontro de policiais e membros de facções. 

Eliminação Copa do Mundo

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino foi eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo de 2023. Após uma estreia com goleada sobre o Panamá, uma derrota para a França e um empate com a Jamaica, as canarinhas tiveram de deixar a competição ainda antes das eliminatórias.

A última vez que a Seleção Brasileira foi eliminada na fase de grupos tinha sido em 1995. Esta de 2023 foi, também, a última edição que a camisa 10, Marta, jogou por uma copa do mundo. 

Apagão

No dia 15 de agosto, 29 milhões de pessoas ficaram sem energia por conta de uma falha na rede elétrica brasileira. Um atraso no tempo de resposta de equipamentos em usinas de energia causou um apagão que durou algumas horas.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os equipamentos que falharam foram os reguladores de tensão que têm de manter a constância do fornecimento. Para evitar uma intempérie ainda mais grave, foi preciso separar os sistemas de fornecimento do Norte e do Nordeste dos sistemas do Sul e do Sudeste, o problema foi resolvido ainda no mesmo dia. 

Confira também: Apagão no Brasil deixa diversas cidades sem energia

Novo arcabouço fiscal

Foi aprovada a Medida Provisória (MP) que estabelece um novo mecanismo fiscal que substitui o teto de gastos, mecanismo aprovado nos governos anteriores para controlar os gastos públicos. A nova regra limita o crescimento da despesa pública a 70% da variação da receita nos últimos 12 meses.

A novidade impõe limites mais flexíveis que o teto de gastos e combina isso com uma meta de resultado primário, que é o resultado das contas públicas sem os juros da dívida. Dessa forma, ficam estabelecidos os caminhos das despesas e metas fiscais são determinadas

Assassinato de Mãe Bernadete

A líder quilombola e Mãe de Santo, Maria Bernadete Pacífico, foi assassinada com vários tiros dentro de sua casa e na presença de seus netos, que foram retirados da sala pouco antes de ouvirem a avó ser baleada.

A Ialorixá já havia informado à presidente do STF que sofria ameaças há cerca de dois meses. Segundo relatos, ela denunciava a retirada de madeira ilegal do território do seu quilombo e isso teria motivado os assassinos. Mãe Bernadete já havia perdido um filho, em 2017, dessa mesma forma. Até agora, ninguém foi preso.

Novo PAC

O Governo Federal lançou o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que contempla 9 áreas e prevê R$1,7 trilhão em investimentos nos próximos anos. O projeto deve ser mantido por recursos públicos e parcerias público-privadas.

Serão retomadas obras que estão paradas, aceleradas obras em andamento e iniciados novos empreendimentos. As áreas beneficiadas serão:

  • Inclusão digital

  • Saúde

  • Educação

  • Infraestrutura social e inclusiva

  • Cidades Sustentáveis e resilientes

  • Água para todos

  • Transporte eficiente e sustentável

  • Transição e segurança energética

  • Defesa 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mundo

Cúpula dos Brics

Bandeiras dos primeiros integrantes do Brics. Créditos:Shutterstock

Os Brics são um grupo de cooperação de países que até então era formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Todo ano, esses países se reúnem e realizam a Cúpula dos Brics.

Durante o encontro, foi anunciada a expansão do grupo com o ingresso de 6 novos países e o início de estudos para estabelecer uma moeda de troca comum ao bloco para substituir as transações em dólares. 

Irão fazer parte dos Brics, a partir de janeiro de 2024, Argentina, Arábia Saudita, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Egito e Irã. Em relação à moeda, os ministérios responsáveis pela Economia de cada país ficaram encarregados de analisar uma nova moeda de referência para os Brics e estabelecer uma independência maior em relação ao dólar.

Saiba mais: Brics anuncia entrada de seis países em 2024

Candidato no Equador assassinado

O candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio, foi assassinado com três tiros na cabeça durante a corrida presidencial do país. As suspeitas são que a morte tenha sido encomendada por grupos de narcotraficantes, o candidato estava em 5º lugar na disputa.

Por conta do atentado, nove pessoas ficaram feridas, dentre elas uma candidata à deputada e dois policiais. Já foram feitas prisões de mais de cinco pessoas por provável envolvimento com o caso e um outro suspeito foi morto em confronto com a polícia.

Incêndio Florestal no Havaí

O incêndio florestal ocorrido no Havaí deixou mais de 100 mortos e foi o mais mortal do último século ocorrido nos Estados Unidos. Dentre as prováveis causas do incêndio, estão as condições climáticas, tempo seco e quente e a influência dos ventos do furacão Dora.

Além das fatalidades, famílias ficaram desabrigadas e sem acesso à água potável, algumas pessoas chegaram a buscar refúgio no mar para escapar do fogo. De acordo com o governador do Havaí, 2.200 estruturas foram destruídas e o prejuízo chega à cifra de US$6 bilhões.

Morte de Prighozin

O líder do grupo Wagner de mercenários associados à Rússia, Yevgeny Prighozin, foi declarado morto após um acidente de avião. Alguns meses atrás, ele havia organizado um motim contra o exército russo, que durou menos de 24 horas.

As autoridades russas afirmam que a relação entre Prighozin e Putin estava sem grandes problemas, e que o presidente russo não teve relação alguma com a morte do mercenário. A causa da queda do avião ainda não foi determinada e está sob investigação.

Índia pousa no sul da Lua

A Índia se tornou o primeiro país do mundo a pousar no polo sul da Lua. A conquista foi realizada na missão Chandarayaan-3, a terceira etapa do projeto iniciado em 2008 pela Chandarayaan-1.

A Organização Indiana de Pesquisa Espacial está realizando essas missões de reconhecimento e pretende buscar água congelada nas crateras da Lua. Grandes avanços já foram feitos na missão, como encontrar, entre outras substâncias, oxigênio na Lua.

Leia mais: Índia encontra oxigênio na Lua