A democracia brasileira possui caráter representativo, ou seja, o povo vota para que seus representantes atuem em seu nome nos poderes Legislativo e Executivo. Esse modelo, no entanto, não é absoluto. Isto porque a Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã e Carta Magna, prevê instrumentos de participação direta da população. São eles o referendo, o plebiscito e as leis de iniciativa popular, ou seja, sugeridas pela população. Este instrumento, no entanto, ainda é pouco explorado pelos brasileiros. No ano em que a Constituição completa 28 anos de sua promulgação, apenas quatro leis de iniciativa popular se transformaram em realidade. No mês de junho, o Banco de Redações propõe o tema "Lei de Iniciativa Popular - qual a sua proposta?". A partir de uma breve explicação sobre este instrumento democrático, desenvolva uma ideia de projeto de lei para propor ao Congresso Nacional.
Você deve construir uma DISSERTAÇÃO de no máximo 30 linhas (Fontes Times 12 em doumento normal do Word), explicando do que se trata o projeto e utilizando argumentos para defender sua aprovação, como sua importância para a sociedade e como ele pode ser aplicado. Você deve ainda demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto através de outros meios.
Veja como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.
ATENÇÃO: o Banco de Redações mudou. Agora as redações serão corrigidas com base nos termos do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Desrespeito aos direitos humanos;
6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
7) Cópia do texto motivador
Cronograma para envio de redações:
1º período: 3 a 8 de junho
2º período: 10 a 15 de junho
3º período: 17 a 26 de junho
Correções: a partir de 3 de julho
ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login na Área do Usuário. Saiba mais!
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
Enviou seu texto em maio de 2016? Acesse a correção neste link.
Redações corrigidas