É de grande notoriedade que, a Há vinte e oito anos(,) para ser exato no ano de 1988(,) o país ficou marcado entre o fim da ditadura e o começo da democracia, naquele ano foi promulgada a nova Constituição federal, em vigor até hoje. Desde a elaboração e aprovação da constituição(,) apenas 4 leis de iniciativa popular foram criadas. Talvez um dos maiores dilemas atuais do Brasil seja lutar por democracia (fim da corrupção), mas existem vastos problemas; por exemplo; a violência contra a mulher. Mas aonde entra a questão de da "Lei de Iniciativa Popular”?
Em meio a uma proliferação por parte da população em questões governamentais, hoje o brasileiro tem sua liberdade de expressão ou livre-arbítrio para expor indignações com certas ações de nossos representantes ou por crimes cometidos por parte do próprio brasileiro, (.) por assim dizer uma das 4 leis criadas pela iniciativa popular foi a lei “Daniella Pérez” para crimes hediondos ,esse fato bárbaro ocorreu em 1992, a vítima Daniella é filha da autora de novelas Glória Pérez, de imediato houve uma comoção profunda pela população que(,) em conjunto a mãe da vítima(,) reuniu mais de 1 milhão e 300 mil assinaturas, lembrando que para uma lei de iniciativa popular ser aprovada é necessária uma adesão de no mínimo 1% do eleitorado, além da adesão de 0,3% do eleitorado de pelo menos cinco estados da federação.
Como já dizia o grande filósofo karl marx "A natureza do homem é de tal maneira que ele não pode atingir a própria perfeição senão agindo para o bem e a perfeição da humanidade" , nessa frase o filósofo ressalta a luta de classes entre os homens; por exemplo ; (:) vivemos no século 21 e ainda lutamos por igualdade entre os sexos (homens e mulheres). Como no fato descrito anteriormente(,) uma das leis de iniciativa popular foi criada a partir do assédio feito pelo homem que acabou com o assassinato de Daniella Perez. No Brasil, a partir dos dados divulgados no balanço da Central de atendimento à Mulher(,) 85% dos relatos correspondem à violência doméstica e familiar contra a mulher(,) na maioria por parte dos maridos ou namorados.
Logo, é indubitável que haja uma solução através dos nossos representantes, cuja iniciativa venha principalmente pelo brasileiro, pois à a força de um país está na população que ali reside, (.) é necessário que estes manifestem-se contra este tipo de violência crucial, pois há séculos a população feminina vem sofrendo repressão e machismo(.) é notório lembrar que as escolas têm também papel importante na vida e crescimento de crianças e jovens(,) ensinando-as através de palestras e discursos com os pais, uma forma de manter sempre a educação com a mulher e com todos que assim convivem. É importante, afinal(,) criar lei através da população para o combate da violência à mulher.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos que podem ser escritos de forma mais direta. O uso de conectivos ou expressões introdutórias nem sempre é recomendado. Procure ir direto ao argumento, para tornar a escrita mais objetiva e aproveitar melhor o espaço disponível nas provas para a escrita da redação. Além disso, em relação ao conteúdo, o texto explica bem o funcionamento do Projeto de Iniciativa Popular, mas o tema proposto já é alvo de leis, inclusive a relativamente recente lei Maria da Penha. Pesquise um pouco mais e procure propor um tema inédito na legislação brasileira.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |