Pode-se dizer que pelo fato do Brasil ser um país de tamanho continental e de diversas culturas regionais, a união do povo para cobrar por seus direitos torna-se algo mais difícil do que poderia vir a ser. Por outro lado, se o cidadão não tomar consciência do seu papel na sociedade como personagem principal para as mudanças que tornem sua vida e a de muitas outras muitos outros mais dignas, dificilmente muitos dos problemas de caráter público serão resolvidos.
Embora a democracia brasileira seja representativa, isto é, o povo escolhe um representante (político), através do voto, para representá-lo nos poderes Legislativo e Executivo; a atual Constituição permite a qualquer brasileiro propor leis de iniciativa popular. Sendo um dos melhores exemplos disso a famosa lei complementar número 135/10 – mais conhecida como Lei da Ficha Limpa.
Nesse sentido, deve-se criar uma lei de iniciativa popular para, se não melhorar o máximo possível, atenuar muitos dos problemas que se tem no transporte público de inúmeras cidades. Pois, não é novidade que muitos reclamam das condições de preservação dos ônibus, dos atrasos, superlotações e mal preparo profissional de muitos motoristas - que por vezes se esquecem, ou insistem em se esquecer, que estão levando estudantes, trabalhadores, idosos, enfim, pessoas.
Assim, essa lei se constitui em criar mecanismos para pedir a opinião do usuário do serviço de transporte público, nos próprios terminais de ônibus, sobre a qualidade do serviço prestado. Caso o número de queixas seja relevante para um determinado problema, a fornecedora do serviço deverá solucioná-lo no prazo máximo estabelecido ou será multada.
Cabe, portanto, a todos cidadãos cobrarem e apoiarem pela a implementação de projetos como esse. Pois, assim, um grande passo se é dado para resolver muitos dos problemas sociais.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível desenvolver um pouco mais, aprofundando as características do recurso jurídico em questão e a proposta a ser apresentada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |