Ao contrário do que muitos acreditam, a população brasileira pode legislar diretamente na criação de novas leis exercendo o poder político por conta própria. Entretanto(,) temos muitas falhas na concretização dessa lei e a participação do povo ainda é pouco explorada.
A Lei de Iniciativa Popular ainda não surtiu o efeito esperado, pois a população submete-se a um verdadeiro limite desses direitos, por simplesmente desconhecer o referido poder. A falta de informação vem tornando a sociedade leiga e impassível ao menosprezar Leis que foram conseguidas com tanto esforço e dificuldades. Eles não compreendem o quão importante é esta lei, não só para o fortalecimento da pressão popular como também para a formação de uma consciência mais crítica.
Nossa população está habituada a exercer o poder participativo, e a cobrar o que tanto almejam apenas do governo federal, se esquecendo que temos os governos locais que estão mais próximos de nós, onde pode-se podem se envolver e exigir mais dos representantes. Para isso é necessário aprofundar o conhecimento da sociedade sobre a democracia do país, e experimentar na prática que a sua mobilização política traz resultado prático para o seu dia a dia.
Dado o exposto, conclui-se que a população brasileira necessita de mais formalidade e iniciativa perante as normatizações das leis, e exigir que o legislador haja aja* de forma que possibilite o povo a exercer seu poder, não só na elaboração de leis, más mas também nos seus direitos como cidadãos.
Comentários do corretor
* haja - verbo haver / aja - verbo agir.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto, porém não cumpre com todos os requisitos da proposta. Não há a sugestão de um projeto de lei de iniciativa popular a ser apresentado ao Congresso. Leia o que se pede com atenção e observe se seu texto atende todas as demandas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |