Em 1988, foi promulgada a nova Constituição Federal(,) com total liberdade de expressão, bem como a soberania popular(,) democratizando o Estado, e a garantia dos direitos da cidadania para atuar na demoracaria representativa e na democracia direta e participativa.
A nulidade da independência das pessoas, implica na desigualdade social e ausência na participação eleitoral(.) ,conforme, diz o artigo 1º, paragráfo único: " Todo o poder de uma nação emana do povo, atráves da eleição dos seus governantes, pelo voto secreto e direto"; tendo em vista, duas coisas determinadas, o poder que a ela pertence, mas também o exercício do regime democrático.
Além disso, o artigo 14º, diz: " Toda soberania popular será exercida pelo sufrágio universal pelas eleições diretas, ou mediante as leis de plebiscito, referendo e iniciativa popular", desde que, às as matérias pautadas no congresso nacional, passem por opinião pública antes de serem votadas, mas também aprovadas, uma vez que se encontra a democracia representativa,ou seja, com a utilização de discursos, pelos meios de telecomunicações(,) subordinando o eleitorado, dificultando a sua participação nos trabalhos dos parlamentes nas casas legislativas.
Todavia, há inclusão efetiva das pessoas via a criação de leis, que necessita de um baixo assinado com 1% dos eleitores de (nacionais de pelo menos) cinco estados, ou, 1,5 milhão de assinaturas para prosseguir até a mesa diretora da câmara dos deputados para análise, demonstrando assim trabalho da população, senão, soberania popular.
Por isso, o cumprimento dos direitos constituiconais constitucionais, é de importância importante para que os eleitores, participem das matérias que são votadas, mas ainda tendo convocação de plebiscito e referendo, ouvindo a opinião pública, para participar da vida do país, deixando de ser submisso a qualquer sigla partidária.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém a falta de pontuação e outros problemas tornaram vários trechos difíceis de entender. Além disso, não foi apresentado um projeto de lei de iniciativa popular a ser enviado ao Congresso, como demandado na proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |