Ano pós ano o índice de crianças e adolescentes envolvidos em crimes cresce absurdamente, na maioria dos casos esses cidadãos não completam o ensino médio(,) o que consequentemente dificulta entrar no mercado de trabalho com um emprego estável. (Em) Muitos dos casos é relatado estes jovens relatam que não foram orientados quando criança, cresceram em um ambiente conturbado onde pais são usuários de drogas e envolvimento envolvidos em crimes.
A educação vem de casa, os pais se tornam referência para os filhos. Mas é na escola que começa o relacionamento interpessoal e o conhecimento do que pode ou não. A escola tem um papel fundamental, que é fazer o aluno enxergar e entender que somente com o estudo e dedicação este jovem terá um fututro brilhante.
Hoje o Brasil vive uma triste realidade em termos de violência envolvendo estes cidadãos, contudo isso poderia ser evitado com diálogo e atenção, em muitos casos esses cidadãos saíram da escola porque algo em sua vida não estava correto.
Em suma(,) com uma lei que obrigasse tanto escolas públicas e particulares (a terem) um psicólogo em níveis da pré escola ao nível médio colheríamos os frutos futuramente. Pois muitas crianças e jovens vivem em um ambiente conturbado, onde em muitos casos estes jovens e adolescentes se envolvem no caminho errado (drogas, assaltos) e abandonam a escola. O propósito da implantação da lei é dar a oportunidade de crianças e adolescentes terem orientação, atenção e a visão correta do mundo(,) o que em muitos casos os pais não fazem este papel.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal e à grafia correta das palavras.
O texto faz uma proposta interessante e pertinente de lei, mas não introduz o leitor quanto ao que é um PL de iniciativa popular e como ele pode ser proposto ao Congresso Nacional. Leia a proposta com atenção e certifique-se de que seu texto preenche todos os requisitos demandados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |