Poder ao povo - Banco de redações


Projeto de lei de iniciativa popular

Enviada em: 18/06/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 1988, foi aprovada a Constituição mais democrática e completa no Brasil. A democracia estabelecida por ela foi a representativa, ou seja, os brasileiros elegem seus representantes e eles tomam as decisões necessárias, como a criação de leis. No entanto, a Constituinte assegura três formas de democracia direta, são elas o plesbicito plebiscito, o referendo e as leis de iniciativa popular.

As leis de iniciativa popular são fomentadas a partir de milhares de brasileiros, que se reúnem para apresentar um projeto de lei que eles acham necessário ao Congresso. Assim como ocorreu com a lei Daniella Perez, promulgada em 1994, que tornou o homicídio qualificado um crime hediondo. Dessa forma, como foi averiguado averiguada a constitucionalidade desse projeto, ele foi sancionado. No entanto, foi uma das poucas vezes em que esse direito foi utilizado.

Houve necessidade de sancionar a lei Daniella Perez devido essa estar relacionada à vida. Assim como a substância Fosfoetanolamina, que tem sido alvo de debates acerca de sua eficácia, pois ela promete curar ou diminuir os sintomas do câncer. Contudo, a justiça brasileira tornou o processo para adquirir essa substância burocrático, sendo que milhares de pessoas querem usar o medicamento.

Dessa forma, levando em conta a opinião da população a respeito da liberação da Fosfoetanolamina, faz-se necessário, portanto, os brasileiros elaborarem uma petição, constando em seus artigos a liberação de forma paliativa da pílula do câncer, ou seja, de forma provisória. Assim, enviariam para o Congresso, que iria analisar sua constitucionalidade. Esse projeto seria uma Lei de Iniciativa Popular, e a distribuição desse medicamento seria realizada pelo SUS, algo que também constaria na petição em questão.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas o PL sugerido já existe e tramita no Congresso. Procure desenvolver uma ideia original que ainda não esteja em debate na Casa.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200