A iniciativa popular é um grande fruto da prática da democracia, (.) segundo a constituição de 1988(,) é possível apresentar projetos de lei, tanto pelo líder do governo quanto pela população, sinal este de que a cidadania está sendo exercida.
Ao longo da história é possível lembrar-se de inúmeras pessoas que transformaram o modo de pensar sobre as coisas, (.) relacionado à democracia, por exemplo, temos Tiradentes, este lutou pelo direito de independência do país e mesmo sofrendo pressão não abandonou as suas crenças, (.) podemos dizer que a iniciativa popular foi um grande fator para a construção da cidadania. Hoje em dia temos a (Lei da) ficha limpa como exemplo.
Os projetos elaborados pelos juridicos juristas e população são de extrema importância para a sociedade, com o intuito de trazer melhores condições na vida da população. Embora haja muita burocratização para aprovação dos projetos(,) alguns foram aprovados e fazem a diferença(,) transformando o país. Um projeto importante para o nosso país seria no melhoramento da educação, apesar de todos os direitos conquistados(,) na prática muitos deles não acontecem. Quando um país investe em educação(,) ele está investindo em menos violência, drogas, roubos e etc. País inteligente é aquele que aposta suas fichas na educação.
Segundo o filósofo e pedagogista Paulo Freire: “se a educação sozinha não transforma o mundo, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. Percebe-se o quanto a educação é necessária para as comunidades, a iniciativa popular surge para o aperfeiçoamento das leis visando assim mudanças.
Com base no que foi dito anteriormente(,) é possível perceber o quanto é crucial a opinião pública para a construção de uma identidade social, econômica. Quando há benefícios para todos, muita coisa muda, como na lei de Newton, toda ação tem uma reação, então para haver resultados o povo precisa ter consciência da sua força e continuar lutando pelos direitos, pois a luta precisa ser constante(,) porque aquele que fica parado não tem resultados.
Comentários do corretor
* Prática da democracia
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema da iniciativa popular, mas diferente do proposto, não cita um exemplo de novo projeto que poderia ser apresentado ao Congresso. Leia a coletânea e a proposta com atenção e certifique-se de estar cumprindo todos os requisitos demandados no texto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |