Por mais numerosos que sejam os problemas sociais no Brasil, quase todos podem ser resolvidos, ou pelo menos amenizados consideravelmente, com esforços feitos para melhorar o nível educacional e cultural da população. Para isso, diante da inoperância legislativa, a elaboração de um projeto de lei de iniciativa popular que proponha essas mudanças, pode ser o viés alternativo para a concretização dessas transformações.
Essa lei proporia o ensino integral em todas as escolas, tanto em públicas quanto em particulares, de ensino fundamental e médio. O primeiro turno seria destinado ao ensino das disciplinas que constam nos parâmetros curriculares nacionais, aliadas à matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio. No segundo turno, os alunos teriam aulas extracurriculares, dispostas ao longo da semana, incluindo, natação, a prática de esportes coletivos, de artes marciais, atletismo, aulas de teatro, dança, música, instrumental e vocal.
Além disso, outra proposta seria a exigência de professores qualificados, que possuam nível superior e lecionem na área de formação, abrindo-se margem para o trânsito entre as disciplinas de uma mesma área do conhecimento, em último caso. O Ministério da Educação, em parceria com os governos estaduais, se encarregaria do remanejamento desses profissionais para as localidades em que haja falta de educadores em determinadas disciplinas.
É importante deixar claro que os recursos repassados pela União para os entes federativos são suficientes para a realização dessas propostas, visto que o desvio de verbas públicas é o responsável por aparentes insuficiências e poderia dificultar a concretização desses planos. Para a solução desse problema, deve ser criada uma comissão, em cada estado, formada por professores experientes e de reputação ilibada para fazer a fiscalização e garantir que os recursos destinados à educação sejam realmente empregados na área, sem que haja desperdícios ou a aplicação de dinheiro em coisas supérfluas.
Portanto, a educação é o meio pelo qual uma sociedade melhor pode ser criada. O governo federal não pode medir esforços para melhorá-la, pois essas ações trarão benefícios significativos a médio-longo prazo, que melhorarão a economia, diminuirá diminuirão os índices de criminalidade, promoverá promoverão o aumento de descobertas científicas e a cura de doenças até então incuráveis e responsáveis pela morte de milhares de pessoas todos os anos, além da formação de um país composto por pessoas de boa índole, diminuindo assim a corrupção.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância verbal.
O texto faz uma proposta pertinente, coerente e bem desenvolvida de um PL de iniciativa popular. No entanto, faltou uma introdução que explicasse um pouco mais sobre o funcionamento desse dispositivo (assinaturas necessárias, quantidade mínima de entes federativos etc).
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |