Está contido na Constituição Federal que todo poder emana do povo(,) que pode exercê-lo escolhendo representantes , através do voto, ou por meio da participação direta. Na própria Constituição há um instrumento que torna possível a participação direta do cidadão , a lei de iniciativa popular , que infelizmente é pouco conhecida pela maior parte dos brasileiros e encontra empecilhos na ordem legislativa para se efetivarem.
No Brasil , é adotado o sistema democrático representativo , em que o voto dos cidadãos é fundamental . Sem dúvida, o ato de votar é inegavelmente importante, mas , infelizmente(,) é visto pela maior parte das pessoas como a única oportunidade de participação na vida pública ou a única forma de ter sua voz ouvida e tratada com (a) devida importância . Apesar de ser importante , o voto não é a única via de acesso para o cidadão exercer seu papel no corpo social do Estado . Infelizmente(,) no país(,) a desinformação política é um fato concreto ; a população desconhece a amplitude do processo democrático .
Mas , o desconhecimento dos cidadãos à a respeito de seu papel num estado democrático não é o único problema que impede uma participação popular mais ativa . Desde da formulação da lei de iniciativa popular , apenas quatro projeto de leis efetivaram-se e se tornaram leis de fato . A lei da ficha limpa , por exemplo , demorou dez anos para ser aprovada , devido a à burocratização . Com certeza , um número bem pequeno , que se deve ao processo lento e burocrático no âmbito legislativo .
É perceptível observar que a população brasileira está aprendendo tardiamente a participar do processo democrático e político . Há cada vez mais interesse das pessoas por seus direitos e é significativa a mobilização das mesmas por seus direitos e anseios . Mas , esse processo ainda pode ser considerado lento . Outras medidas precisam ser elaboradas para que a participação das pessoas no processo democrático de direito aumente cada vez mais .
Dito isso , é necessária a criação de uma lei que torne o processo de participação direta menos lento , menos burocrático em todos os seus aspectos , sejam eles jurídicos ou legislativos . Os projetos de leis indicados pela população precisam ter mais prioridade no Congresso , algo a ser incluso também nessa lei . É importante também a criação de uma disciplina nas escolas de nível fundamental e médio que discuta sobre o processo democrático , formação das leis e seus valores e princípios constitucionais, direitos e deveres do cidadão , para que esses estudantes possam se tornar adultos cientes de seu papel na sociedade . Cabe à mídia informar mais a população à a respeito da lei de iniciativa popular e de todos os mecanismos que tornem o cidadão mais atuante na democracia .
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |