No Brasil foi concedida a lei pela Constituição da "Lei de Iniciativa da população" em 1988,que dá o direito da à população de criarem projetos de leis que podem ser aceitas,mas até hoje existem apenas quatro que foram aceitas,então será que existe um descaso ou uma ignorância da população perante esse direito. (?)
Com certeza a falta de informação deve ser o grande problema em questão,nas escolas(,) principalmente as públicas(,) não se estuda muito sobre direitos e as leis que a população têm,e isso faz com que muitos nem conheçam a existência desses direitos.
Por outro lado existe a mídia, que como sabemos ela só mostra o que se quer mostrar, então as grandes mídias passarem informações como o direito da população de também criarem leis, de forma alguma favorece as mídias e o governo, logo não tem o porquêe de transmiti-las.
Portanto a população(,) paulatinamente, tem que criar projetos de lei que possam fazer com que as escolas, ensinem e mostrem os direitos e leis que temos em nosso País.E as grandes mídias façam devem fazer as mesmas o mesmo,por exemplo comerciais, campanhas publicitárias e em programas das grandes emissoras.Para que as pessoas tenham o conhecimento principalmente sobre as leis.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas ainda um pouco superficial. O rito de aprovação de um PL de iniciativa popular, por exemplo, não foi explorado.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |