Sentindo na pele - Banco de redações


Projeto de lei de iniciativa popular

Enviada em: 04/06/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     Inconfidência Mineira; Revolta do Contestado; Revolta da Chibata; Apesar apesar de diferentes épocas e contextos, há constante que as une: de um lado, um governo supremo que usufrui de tudo que o Estado proporciona, de outro, uma população marginalizada e sem direitos. A vida humana ao longo da história foi de eterna luta contra a desigualdade. No Brasil, apesar de raramente utilizada, a Proposta de Lei Popular tem como objetivo atenuar as divergências sociais e corrigir prováveis erros históricos. No país tupiniquim, falhas são inúmeras, e, por consequência, não faltam ideias de projeto de lei para tentar deixar esta nação mais cidadã.

     Em nosso país, basta se associar a imagem de um parlamentar que noções como riqueza, luxo e altos faturamentos são construídas. Objetivando deixar a relação entre agentes governamentais e população mais próxima, a criação da “Lei do Uso Público” seria uma boa alternativa. Como acontece em Londres(,) por exemplo, os políticos devem usufruir de bens públicos, assim, o parlamentar será inserido em meio social e vive a experiência concreta do atual sistema brasileiro. A partir de então, encarando a realidade de fato, as ações dos futuros investimentos em solo verde e amarelo convergiriam muito mais para o benefício geral da nação ao invés do auto beneficiamento como ocorre hoje.

     Entretanto, a criação de uma lei não deve se restringir à a uma ideia, e sim, à concretização de uma iniciativa. Segundo informações do site Jusbrasil, leis de iniciativa popular somam apenas quatro, e em termos de assinaturas, possuem juntas pouco mais de um milhão.Isso demonstra que apenas uma parcela muito reduzida de nosso país está se vinculando com a melhora de sua própria nação.

     A resolução, portanto, não cabe ao Estado, mas sim às pessoas que o ajudaram a ser formado, neste caso, os cidadãos. Com uma união forte e de iniciativa social, erros que a política brasileira não enxerga -ou se esforça em não ver- serão expostos e corrigidos e de maneira eficaz. Assim, começaremos a deixar esta nação mais democrática quando comparada aos anos de Brasil Império ou República do Café com Leite.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. É possível, no entanto, desenvolver um pouco mais a proposta apresentada, trazendo mais detalhes a respeito.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200