Acolhimento da População sem Abrigo, um passo para a mudança.* - Banco de redações


Projeto de lei de iniciativa popular

Enviada em: 13/06/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

      Sistema democrático, é assim que é denominado o sistema político no Brasil na atualidade. Mas o que é sistema democrático, se não governo em que o povo exerce a soberania? Se é um governo onde o povo tem o "poder", eles deveriam fazer suas reivindicações. E não querendo desmerecer o povo brasileiro, mas o brasileiro vive da reclamação, mas não se move para mudar o que é visto diariamente.

      É até vergonhoso ver apenas quatro leis oriundas da iniciativa popular. Algo bem interessante a se fazer seria o acolhimento das pessoas que vivem na rua. Porém teria que ser feito de uma maneira correta e pensada, e não como é feito hoje. O governo poderia construir um local de acolhimento onde essas pessoas pudessem ter educação, especialização em algo e não apenas entrar e serem sustentados pelo governo, aliás, pelo povo brasileiro.

      Com esse projeto aceito, Acolhimento da população sem abrigo, o Brasil seria uma país bem melhor, pois além de reduzir as taxas de criminalidade, teria pessoas, de certa forma, qualificadas em determinadas atividades, o mercado de trabalho cresceria, consequentemente a economia aumentaria proporcionalmente, e assim a imagem do país mudaria completamente.

      O governo precisa sim escutar mais a população, mas também a população precisa reagir, não dá para ficar de braços cruzados esperando que as coisas se resolvam sozinhas. Precisa-se de um povo mais ativo, com sede de mudança, pois do jeito que vai não haverá progresso algum(,) apenas regresso.

 

 

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Seria interessante explicar ao leitor como funciona o instrumento de PL de iniciativa popular. Feito isso, ao citar o projeto pensado, você poderia desenvolvê-lo um pouco mais, abordando questões desafiadoras, como o fato de algumas pessoas não quererem ir pra abrigos por causa das regras rígidas desses locais, por exemplo.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200