Sistema democrático, é assim que é denominado o sistema político no Brasil na atualidade. Mas o que é sistema democrático, se não governo em que o povo exerce a soberania? Se é um governo onde o povo tem o "poder", eles deveriam fazer suas reivindicações. E não querendo desmerecer o povo brasileiro, mas o brasileiro vive da reclamação, mas não se move para mudar o que é visto diariamente.
É até vergonhoso vê ver apenas quatro leis oriundas da iniciativa popular. Algo bem interessante a se fazer seria o acolhimento das pessoas que vivem na rua. Porém teria que ser feito de uma maneira correta e pensada, e não como é feito hoje. O governo poderia construir um local de acolhimento onde essas pessoas pudessem ter educação, especialização em algo e não apenas entrar e serem sustentados pelo governo, aliás, pelo povo brasileiro.
Com esse projeto aceito, Acolhimento da população sem abrigo, o Brasil seria uma país bem melhor, pois além de reduzir as taxas de criminalidade, teria pessoas, de certa forma, qualificadas em determinadas atividades, o mercado de trabalho cresceria, consequentemente a economia aumentaria proporcionalmente, e assim a imagem do país mudaria completamente.
O governo precisa sim escutar mais a população, mas também a população precisa reagir, não dá para ficar de braços cruzados esperando que as coisas se resolvam sozinhas. Precisa-se de um povo mais ativo, com sede de mudança, pois do jeito que vai não haverá progresso algum(,) apenas regresso.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Seria interessante explicar ao leitor como funciona o instrumento de PL de iniciativa popular. Feito isso, ao citar o projeto pensado, você poderia desenvolvê-lo um pouco mais, abordando questões desafiadoras, como o fato de algumas pessoas não quererem ir pra abrigos por causa das regras rígidas desses locais, por exemplo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |