Ao se fazer uma breve análise da Constituição de 1988, nota-se que ela é muito jovem ainda, e que há muitos pontos para amadurecer. Nesse curto período em que a Carta Magma está atuando no Brasil, percebe-se que ela não cumpre como deveria, o objetivos de levar as propostas de lei pedidas por uma parcela expressiva da população, mostrando então que grande parte dos brasileiros não são representados.
É possível notar que a inserção do povo na criação de leis ainda está muito debilitada. Um exemplo que remete a esse esquecimento da opinião popular, vem sendo gritante(:) na qual um grande bloco da população pede uma reforma política, mas são é ignorados pela opinião pública. Pode-se associar o pensamento de*... que transmite a visão de que eles estão fazendo o papel de ‘’ Seres invisíveis’’ nessa perspectiva política, deixando bem claro quem tem e quem não tem poder.
Existem grupos que sofrem por não conseguirem uma voz ativa lutando por eles. Voltando-se o olhar para o ano de 1964, quando o presidente João Goulart, propôs uma reforma agrária que diminuiria as injustiças no campo, ele teve seu poder usurpado e instaurou-se um regime militar no Brasil. Essa análise mostra mais uma vez o poder sendo usando contra as classes menos favorecidas, como o MST (Movimento dos sem terras) que luta por esse direito à terra, mas não tem uma representação de expressão no Congresso Nacional.
Esse período autoritário que o Brasil vivenciou entre 1964-1985, deixou um grande rastro. Uma das marcas deixadas pela ditadura militar, foi causada pela censura que silenciava a população na luta pelos seus direitos. Com isso, nota-se, que uma grande parte dela ainda tem medo de reivindicar e aceita ter seus direitos não sendo cumpridos. Entretanto, a CUT (Central única dos trabalhadores) é um grupo que vem conquistando cada (vez) mais a representatividade dos trabalhadores e garantindo direitos na Carta Magma.
Com base nos elementos analisados, percebeu-se que nesses 26 28 anos de Constituição, grande parcela da população não participou da formação de leis, comprovando que quem não tem voz não tem vez. Portanto, deve-se buscar uma intensificação das manifestações populares, para que os grupos que não tem representação, possam conquistar sua própria voz e(,) assim(,) dar início a um processo (de) inserção das camadas populares na política.
Comentários do corretor
* trecho incompleto?
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão e coerência.
O texto aborda o tema proposto e levanta tópicos interessantes sobre a falta de participação popular na política, porém faltou desenvolver um projeto de lei de iniciativa popular a ser apresentado ao Congresso, como demandado na proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |