Os chamados projetos de iniciativa popular são projetos de lei que podem ser apresentados ao Congresso pela população, desde que haja um porcento do eleitorado nacional em assinaturas favoráveis. Esse instrumento foi instituido pela constituição de 1988, mas foi pouco usado: apenas 4 projetos foram aprovados dessa maneira. Isso certamente é um meio muito útil para melhorar o funcionamento da máquina estatal.
Sem dúvida seria muito interessante a criação de um projeto de lei que sirva para reduzir e direcionar gastos do estado por meio da criação de um plano de prioridade para obras estatais. Nesse sistema(,) obras relativas a saúde e educação seriam prioridade, apenas após atingir-se uma certa "nota" nessas categorias seria permitido investir em outras categorias, de modo a priorizar o desenvolvimento humano a outros investimentos menos importantes.
Essa divisão em categorias pode ser baseada no IDH (índice de desenvolvimento humano)(,) visando aumentá-lo ao máximo. Isso pode ser feito estipulando prioridade aos fatores que mais interferem no resultado do índice, assim, seria possível conciliar o bem estar da população com o desenvolvimento das cidades em que se aplique o sistema.
Por tudo isso, é possivel a própria população civil implantar mecanismos para seu bem estar e aplicação adequada do dinheiro proveniente de seus tributos. Para isso, podem-se formar grupos de pessoas comuns e advogados empenhados em desenvolver tais projetos, assim a democracia iria alem da representatividade até a ação direta da população.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |