Há muitos anos, percebe-se claramente que o sistema democrático brasileiro é indireto e representativo. Desde 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal, apenas quatro leis do código nacional vieram de projetos de iniciativa popular, ou seja, é indubitável que a soberania dos cidadãos é fraca, como também a participação popular.
Um exemplo que retrata o fracasso de projetos de leis com iniciativa popular, está na obra “Capitães da Areia”(,) de Jorge Amado, na qual Pedro Bala, o líder que representa o grupo dos meninos ladrões e abandonados, ordena as regras, enquanto a maioria dos outros integrantes da equipe, quando às vezes faz algum projeto de normas, não é levada levado em consideração pelo chefe. Isso(,) em geral, demonstra uma democracia representativa, no qual não há participação direta de todos.
A punição de um menor de idade da mesma forma que um adulto é uma proposta que poderia ser criada e debatida como lei de iniciativa popular para o Congresso Nacional. Usando-se como exemplo uma criança de 13 anos que tem a capacidade de roubar, assassinar e sequestrar seres humanos, também tem o merecimento de pagar pelo que fez da mesma forma que um adulto. É inadmissível privilegiar e proteger o adolescente sempre com a mesma desculpa de maturidade mental, pois se esse jovem sabe praticar uma atrocidade, deve conhecer as consequências disso, portanto precisa ser julgado e cumprir pena sem favorecimentos.
Além disso, não há dúvidas que a população do país será muito superior em fatores como seriedade, respeito, hábitos e modos por conta de uma possível aplicação dessa lei. A sociedade também ficará mais igualitária, justa e menos criminosa, já que todos serão julgados da mesma maneira e o jovem terá receio de praticar crimes.
Sendo assim, a possível iniciativa popular de tornar realidade o projeto de lei “A punição do menor de idade criminoso”, pode ajudar a acabar com essas travas que bloqueiam a real prática da soberania popular, e fazer com que a sociedade brasileira tenha um nível de rigorosidade bem maior. Com a implantação dessa norma, todas as pessoas que cometerem atrocidades, independente da idade, serão punidas da mesma forma, exceto em casos de acidente e ocasiões na qual o ser humano praticante do malefício, possui algum tipo de deficiência física ou mental.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto o projeto de lei de iniciativa popular sugerido já existe (não por iniciativa popular) e está tramitando no Congresso. Seria interessante criar um projeto de lei inédito.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |