Atualmente estamos no em um país democrático(,) onde as pessoas podem se eleger, ou seja escolhendo seus governantes, com o voto. (,) Que é o direito de todos, é com ele que as pessoas se tornam cidadão cidadãs, tendo seus direitos, e livre participação política na da população.
Antigamente só a minoria tinha o direito de votar,mas na atualidade tudo mudou .Agora todos têm essa participação política. Ela é o que chamamos de democrácia democracia. A população pode participar da política, e enpondo propondo as leis de iniciativa popular. Ou seja, as pessoas apresentam um projeto de lei na camara dos deputados ,que seja assinadas assinado por cidadãos, e essas assinaturas é devem ser distribuidas pelo (menos por 5) Estados brasileiros. É a forma de planejamento da sociedade contra vários acontecimentos na vida, que atormentam o povo.
Além disso (São exemplos) como, o combate a à corrupção eleitoral, que é a compra de votos, (e) a lei Daniella Perez, que trata de crimes com maior gravidade, de intenção de matar. Por tanto Portanto, dar o direito a à sociedade de criar leis, é uma ótima proposta, para (que) sejam implantadas outras novas práticas de iniciativa popular, poder ser que mais adiante tenha outras formas de combater o preconceito racial, e o abuso sexual.
Comentários do corretor
* democracia
Atenção à pontuação, à concordância verbal, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém a escrita está confusa. Percebe-se que houve leitura sobre o assunto, mas é preciso organizar melhor as ideias. Além disso, não foi proposto nenhum projeto de lei de iniciativa popular, como demandado pela proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |