Para que se tenham direitos e liberdade individual preservados, o povo democrático deverá trabalhar em conjunto para moldar o governo que irá ser elegido eleito. A maneira principal de fazer isto isso é através dos partidos políticos, que por sua vez, exercem poder, decretando leis para diversas políticas e programas diferentes. Nessa conjuntura, desde o voto, deverá ser incluso incluída a participação popular.
Os partidos surgem para instrumentalizar os desejos de uma parte da sociedade desfavorecida, e, concretizar tais desejos através de seu exercício de poder e projetos. O partido(,) como forma de participação popular através do exercício de poder, torna-se estritamente ligado à democracia. Em outras palavras, eles nos representam. No entanto, esse modelo não é absoluto. Em algum momento, precisará da participação do povo, como projetos de lei de iniciativa popular. Infelizmente, a maioria dos brasileiros não reconhecem essa prática(,) e por essa desinformação, é de urgência e suma importância uma manutenção na democracia direta do Brasil.
Se permanecer o sistema presente, a tendência será aumentar as desvantagens do país, dificultando os direitos dos cidadãos e ampliando a falta de iniciativa da população nesses projetos de lei. Portanto, deve-se haver participação direta da população antes e após o resultado do voto nos processos decisórios do governo eleito, fazendo valer o real significado de democracia.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema da proposta, porém não preenche todos os requisitos demandados, uma vez que o texto não traz uma ideia de PL de iniciativa popular a ser apresentado no Congresso. Leia a coletânea e a proposta com atenção.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |