O avanço democrático - Banco de redações


Projeto de lei de iniciativa popular

Enviada em: 07/06/2016

Status:

Corrigida
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     Na constituição federal de 88 existe um o seguinte trecho: ”ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude de lei”(,) neste recorte é garantido o direito de escolher entre fazer e não fazer.   Se o brasileiro tem garantia constitucional para escolher entre o bem e o mau mal(,) então, por quê que é obrigado a votar?

     O código eleitoral é uma peça do Ato Institucional! No artigo sétimo penalizam: quem deixar de votar ou não justificar sua ausência.   Qual a força da Constituição para derrubar uma lei ou forçar novos estudos para adaptá-la ao foco da cidadania?  Se o governo é do povo, o próprio povo ou parte, pode escolher em não votar?

     As coisas boas saem de moda! É o caso da matéria Organização Social e Política Brasileira, hoje considerada pré-histórica porque a grande maioria dos adolescentes nunca ouviu falar deste assunto.  Cenário trágico: - você é obrigado a votar em quem não conhece; nem sabe o que vai fazer? Quanto vai gastar?  Se vai fechar o posto de saúde perto da sua casa ou destruir o currículo escolar? Ou, promover pancadões? Como tomar as rédeas do país pelo voto?

     O Detran possui um sistema de prova teórica e prática que(,) adaptada ao sistema eleitoral(,) seria: - teórica:(,) ao aplicar o exame de conhecimentos básicos sobre cidadania, direitos e deveres e o sistema político; já a prova prática (seria): - além de aplicar a lei da ficha limpa(,) deve ser exigido exigir uma apresentação anual sobre ética e combate à corrupção.   Se a comissão aprovar apenas teórico a pessoa é capaz de eleger um político(,) caso, também aprovada na prática a pessoa(,) além de votar(,) pode ser eleita. 

     Um sistema eleitoral onde os integrantes têm consciência do que estão fazendo tem a tendência de obter sucesso. Lei obsoleta tende apenas para emperrar o progresso democrático e(,) para garantir a máxima satisfação(,) é de bom tom que seja concedido a escolha de votar ou não.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é recomendável que haja um parágrafo explicando o funcionamento do recurso do PL de iniciativa popular, para situar o leitor. Além disso, em relação à sua proposta, fica um questionamento: essa exigência não excluiria muitas pessoas do direito ao voto, em um país tão grande quanto o Brasil em que, principalmente fora dos grandes centros urbanos, há pessoas que ainda não têm acesso a uma boa educação? Como exigir esse grau de informação das pessoas se o Estado não dá sua contrapartida em forma de educação de qualidade a todos? O voto não ficaria, deste modo, garantido apenas àqueles que têm a oportunidade de pagar por uma boa educação?

Reflita sobre essas questões e continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200