A relação indivíduo - sociedade precisa equacionar resoluções produtivas aos setores econômicos, educacionais, culturais e, principalmente, políticos. Dessa maneira, portanto, é crucial a população entender qual é seu papel como cidadão. Tal objetividade necessita de uma educação reflexiva, formadora de opinião, mesclada aos ensinamentos da política aristotélica. E para formalizar instruções desse gênero, matérias como filosofia, sociologia e história. Devem compatibilizar (a) grade curricular obrigatório obrigatória desde as séries iniciais. (,) Com direcionamento interpretativo da Constituição brasileira.
Primeiro, o sistema de ensino do Brasil precisa incutir o entendimento da Constituição brasileira de modo geral. Esta seria apresentada de forma prática no decorrer da formação escolar. Além disso, matérias nas áreas de humanas, passariam a ser foco pedagógico nas instituições, mantendo sempre equilíbrio com a matemática e o português. O intuito deve é possuir direções mais humanísticas para introduzir reflexões sábias sobre o Estado.
Segundo, com base nas palavras do historiador Leandro Karnal, os brasileiros poucos sabem sobre partidos, eles conhecem apenas a autonomia deles acima da fidelidade corporativista. E que não há no Brasil o sentido aristotélico da política. Logo, uma alfabetização centrada num saber moral dessa iniciativa; (,) novos parâmetros sociais viriam a mudar a situação centralizadora da política; (:) individualista; pouco relacionada às ideias e constituições ideológicas.
Por último, uma lei com esse propósito mudaria a mentalidade da população, pois seria uma reconstrução da visão (do) cidadão como sujeito frente à ética nacional. Para tanto, é importante avaliar todos os conceitos atuais na educação. (,) Estudando a historicidade de cada região, formações socioeconômicas e conflitos outrora sofridos. Este “espaço herdado”(,) como diz o professor Flanklin Franklin Dias Coelho, deve ser estrategicamente planejado entendendo a situação local, para depois proporcionar qualidade de ensino. Contudo, cabe ao Ministério da Educação atender e normatizar propostas de professores e assim beneficiar futuras gerações de brasileiros.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema da proposta de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto faltou uma introdução explicando o que é o PL de iniciativa popular e como ele pode ser usado pela população para alterar o quadro político atual.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |