Atualmente, o Brasil adota a democracia como sistema político, ou seja, a população pode decidir questões de seu interesse e eleger seus representantes. A soberania popular, porém, é dificultada e impedida, existindo poucos projetos de leis de iniciativa popular.
Um dos grandes problemas da sociedade brasileira é a violência(,) que (se) expande a cada dia. A falta de segurança deve-se a à demora e pequena punição dada aos criminosos, que(,) quando presos(,) recebem um abono salarial maior que o salário mínimo dos trabalhadores*.
Para isso uma alternativa é criar um projeto de lei onde se acaba que acabe com o abono salarial dos presidiários, que eles próprios paguem pelo tempo que ficam na cadeia e caso tenham filhos recebam salários de acordo com quantidade e idade dos mesmos(,) através de trabalhos realizados dentro do lugar ou comunitários, e oferecer uma educação focada em mostrar que a criminalidade não é a melhor opção.
Outra questão que pode estar contida no projeto é a separação de acordo com o crime cometido e tipo de violência para não facilitar o aprendizado de outros delitos.
Contudo, o projeto de lei poderá ajudar na diminuição da violência. A segurança é importante para todos cidadãos brasileiros, começando a punir melhor e de forma eficaz, vamos ter dias mais tranquilos e menos preocupados ao permanecer ou sair das residências.
Comentários do corretor
* Trata-se do auxílio reclusão, que é direito apenas dos presos que já contribuíram com o INSS (mesmo sistema para aposentar-se). O valor depende dos valores de contribuição, e na maioria dos casos é de um salário mínimo. Esse benefício é pago à família do preso, uma vez que é comum que o preso seja o provedor da casa, e sua família (filhos, esposa) pode ficar sem assistência financeira no período de reclusão. Informe-se sobre o tema em fontes confiáveis para evitar propagar informações incoerentes.
Atenção à pontuação, à concordância verbal, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém há informações incoerentes. Além disso, pedir o fim desse auxílio pode dificultar a vida da família do preso, que nada tem a ver com o crime que ele está pagando, e isto pode ser interpretado como desrespeito aos direitos humanos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |