Não é difícil constatar que, em diferentes casos, o brasileiro é iludido pelos seus próprios representantes no que se refere à sua soberania. Algumas das leis que garantem o seu poder de decisão são as mesmas que o vedam, como exemplo as leis de iniciativa popular.
Estas dão ao brasileiro o direito de decidir o rumo de alguns projetos de melhoria e mudança junto ao congresso Nacional. Contudo, só podem exercer este direito quando o congresso nacional achar que a opinião do cidadão é relevante no caso, pois apenas este tem o poder de autorizar ou não a iniciativa popular por meio de plebiscito (consulta à opinião popular que antecede a votação no plenário), ou referendo (votação que solicita a opinião do povo após a aprovação).
O povo elege seus representantes com o intuito de melhorias, porém, estes tomam decisões que, muitas vezes, prejudicam a vida do trabalhador, ou até mesmo, tira deles um direito precioso. Deve haver sim um controle de interferências nas decisões. Porém, determinações que interferem diretamente na vida das pessoas, como redução da maioridade penal, precisam ir à votação para que o povo decida o que é melhor si.
É necessário deixar de iludir ao povo, dando a falsa sensação de que ele está à frente das decisões e colocá-lo definitivamente cara a cara com a realidade. É preciso expor de forma simples o que está sendo buscado com certas leis, pois a educação que é oferecida pelos eleitos não é suficiente para decifrar a linguagem difícil das leis. O povo precisa, não só escolher quem vai representá-lo, mas também, o rumo de suas próprias vidas. E só com transparência e participação, haverá um verdadeiro Brasil do povo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma crítica e desenvolvida, no entanto faltou sugerir um PL de iniciativa popular. Tente transformar as sugestões dadas para melhorar a situação em um PL, no próprio texto, assim você cumpre as demandas da proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |