Se torna cada vez mais comum o consumo de álcool na adolescência. A propaganda é um dos meios de incentivo para que este consumo aumente entre os adolescentes, gerando problemas que prejudicam a saúde, e também a moral.
As propagandas de bebidas alcoólicas utilizam-se da persuasão para convencerem o público a consumir o seu produto. O número de adolescentes consumindo álcool cresce, e este crescimento pode servir de estímulo para o consumo de outras drogas, trazendo como consequência problemas de saúde, e moral.
Sendo assim, o alcoolismo é a principal consequência advinda do uso contínuo do álcool, e faz com que o consumidor beba descontroladamente. Outro problema é o desequilíbrio da moral, trazendo transtornos tanto para o indivíduo que consome o álcool, quanto para a sua família.
Deste modo, para combater ou minimizar o incentivo das propagandas, e os problemas de saúde ou moral causados pelo consumo do álcool, deve-se cada um por si conscientizar-se dos riscos que estas bebidas acarretam. O governo pode auxiliar com projetos que ajudem pessoas que sofrem com as doenças consequentes das bebidas, e também com campanhas que previnam ou alertem as pessoas dos malefícios do álcool.
Comentários do corretor
Fuga ao tema proposto zera a redação tanto no ENEM quanto em outros processos seletivos. Você deveria ter escrito um texto sobre projetos de lei de iniciativa popular e proposto um projeto para apresentação no Congresso. Poderia até ser sobre regulamentação das propagandas de bebidas alcoólicas, mas isso não ficou claro no texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |