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De acordo com o Estudo da Transparência Internacional(,) o Brasil é o 76º país colocado no ranking sobre a percepção de corrupção no mundo. Muitos políticos e empresários se beneficiam de forma ilícita com o desvio dos recursos públicos,incentivados principalmente pela escassez de fiscalização e baixa penalidade.
O processo do Mensalão e da Operação Lava Jato são exemplos de grandiosos esquemas de corrupção que geraram debates dentro da sociedade brasileira acerca das penas atribuídas a estes crimes. Uma das maneiras da redução do índice de corrupção seria o aumento da pena mínima de 2 para 4 anos e a máxima, no caso de crimes que envolvem mais de 10 mil salários mínimos, de 25 anos. Em casos de mais de 100 mil salários mínimos, passaria a ser considerado um crime hediondo.
A corrupção política sempre existiu, mas atualmente vem se ampliando(,) afetando diretamente a população brasileira. Assim,surgem os problemas sociais(,) que com os recursos públicos,deveriam ser empregados na melhoria da segurança do Brasil,nas verbas destinadas a à educação e no aprimoramento dos serviços de saúde. Segundo o diretor da AGU (Advocacia Geral da União) ,cerca de 70% dos casos de desvios de dinheiro ocorrem nas áreas de Educação e Saúde ,do qual apenas 8% dos valores questionados foram devolvidos.
Portanto,percebe-se a importância de um departamento fiscalizador rígido capaz de dar transparência ao dinheiro público,atuando juntamente com as instituições educacionais(,) desenvolvendo projetos que visam a formação de cidadãos conscientes e honestos. Dessa forma tornaremos um o Brasil menos corrupto(,) com melhores condições de vida para a população.
Comentários do corretor
* à
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, no entanto falto ligar o assunto desenvolvido ao tema proposto, que é o PL de Iniciativa Popular.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |