Dentre as três formas de governar um país: (monarquia, parlamentarismo e presidencialismo),nosso país optou por esse pelo último,visando maior participação da população nas decisões políticas,entretanto,não é isso que realmente vemos e vivemos.
A voz de destaque é a do presidente da república,com o maior poder de persuasão do cenário político,seguido pelo Congresso Nacional e seus deputados federais,que em suas campanhas prometem estarem atuando atuar em favor do povo e de seus enteresses interesses; (.) desde que a constituição de 88 foi promulgada,tecnicamente o povo agiria na política de forma explícita,todavia,não há abertura política para o enganjamento engajamento da população.
Nas brexas da Constituição deveria haver uma cláusula que colocasse o povo em lugar de destaque,dando a esses ele o direito de decidir de forma direta nos assuntos do governo,desde que,fossem representados por pessoas capazes de mostrar que entendem de política e de administração pública(,) e que esses representantes fossem escolhidos pela massa popular.
No contexto democrático, o governo deve centralizar suas decisões sob a aprovação do povo,tendo em vista que,esses este têm tem o poder do voto e(,) consequentemente(,) são os que decidem é quem decide o futuro da nação, e devem(,) de fato, decidirem pelo que melhor convir, visando sempre que essas decisões não agridam os direitos dos cidadãos.
A forma de resolver o impasse é permitir o acesso da nação às decisões que (a) envolvem diretamente a cada um deles,buscando a unidade e a melhoria do Estado como um todo e diminuindo a rixa entre partidos políticos e movimentos sociais,buscando a igualdade entre o povo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à regência verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto faltou explorar um pouco mais o funcionamento do dispositivo em questão, o PL de iniciativa popular. Como ele pode ser sugerido? Como é aprovado? Pode haver meios mais eficazes de participação direta?
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |