Na atualidade. a população que é governada por poucos representantes ou quando não é, e por isso é muito influenciada e a causa disso. é sua sobrejugação em frente aos poderes que comandam o governo.*
Devido à Constituição Cidadã e a Carta Magma**, os direitos vão sendo conquistados, mas muito lentamente, (.) os indivíduos possuem poder, o povo, e não exercem, pela falta de conhecimento(,) mantendo-se à deixa-nos a mercê.
A democracia no Brasil é falha, um exemplo disso, é são os presidentes, mesmo sendo colocados pelo povo no poder, acabam saindo, algumas vezes.
Pode-se concluir que a Iniciativa popular é importante para amenizar as desigualdades sociais e econômicas, garantindo uma maneira de todos poderem se manifestar, sendo urgente e imprescindível a participação direta.
Comentários do corretor
* Os problemas de pontuação tornaram essa introdução incompreensível. Reorganize.
** O correto é Carta Magna, e ela é a mesma coisa que Constituição Cidadã - ambas expressões se referem à Constituição de 1988.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavas e à concordância de número (singular e plural).
O texto cita o tema proposto de forma muito superficial e com pouca clareza, além de não sugerir um PL de iniciativa popular, como demandado.
Leia a proposta com atenção.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |