Nos últimos anos, a educação sofreu cortes significativos. Diante disso, esta proposta de iniciativa popular visa levantar recursos para proteger o setor das consequências destes cortes, possibilitando a manutenção e ampliação de programas e o desenvolvimento de novos projetos.
Levando em conta as altas taxas tributárias brasileiras, esta vem propor que impostos sobre materiais, bens e serviços voltados à educação sejam aplicados diretamente no setor educacional e cultural, sem prejuízo aos repasses legais.
Devido as às inúmeras denúncias de desvio de verbas públicas, esta sugere a criação de um grupo especializado neste crime, na polícia federal(,) em conjunto com o ministério público, que fiscalizará e apurará qualquer irregularidade no âmbito educacional. Também tornar a lei mais rígida para este crime, haja vista que qualquer desvio de recursos educacionais tem um impacto significativo no futuro do país.
Portanto, esta proposta indica de onde virá os recursos e o seu destino, assim como a garantia que não será desviado. Também atenuará as consequências dos cortes, possibilitará a manutenção e ampliação de programas já implantados e o desenvolvimento de novos projetos educacionais. (,) Honrando, assim, o “slogan”: “Brasil, pátria educadora!”
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase e à pontuação.
O texto desenvolve um possível PL de iniciativa popular, no entanto não faz uma introdução satisfatória que explique ao leitor como esse dispositivo legal funciona, como os cidadãos podem propor leis ao Congresso. Sem essa introdução, o texto ficou estranho, meio deslocado, descontextualizado.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |