No período da Monarquia(,) o rei regia normas para serem obedecidas pela sua sociedadade,indepedentemente dos absurdos propostos por ele, que na maioria das vezes priorizava a família real, o clero, e a nobreza, (.) suas leis regidas teriam que ser compridas cumpridas sem interferência da população.
Hoje em dia conquistamos o poder democrático, e temos a liberdade e direito de expressar nossos pensamentos sem qualquer tipo de interferência.Pórem, há um grande desprezo dos cidadões cidadãos em relação a sua participação no Estado(,) que por sua vez, oferece oportunidades a à sociedade de intervir e ajudar nas atividades governamentais(,) como a lei de iniciativa popular que propõem a à população elaborar legislações para a melhoria do país.
São muitas as propostas de leis que surgem diante de tantos problemas.Dentre os mais frequentes problemas estão: os homicídios ,latrocínio e tráficos de drogas, na maioria das vezes todos executados por jovens que se dizem "menores infratores" e acabam não pagando devidamente sobre o crime cometido.A redução da maioridade para 16 anos seria uma proposta de legislação para o governo pôr em prática,trazendo assim mais sossego para a população(,) que infelizmente sofre com esses caos todos os dias.
Conscientizar,participar e praticar ações priorizando a melhoria da cidade são uns dos nossos direitos e deveres de cidadão, é algo significante,relevante e principalmente conquistador para o presente e o futuro da nossa pátria.
Comentários do corretor
* participativa
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas o PL apresentado não é novo e já existe, apresentado por deputados. Explore melhor sua criatividade e busque possíveis PLs ainda inéditos no Congresso.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |