Leis - uma nação participativa - Banco de redações


Projeto de lei de iniciativa popular

Enviada em: 05/06/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   NO Brasil(,) como um país que permite a iniciativa popular para criação de leis, e fazer com que elas se tornem legalmente ativas, deveria existir mais leis com frente popular. Apesar da população ter esse direito, é um recurso pouco explorado, se fossem para existir 100 leis de frente popular, por exemplo, teríamos alcançado apenas 4% dessa meta.

   Leis que tornassem a pena de estupro mais rígida, deveriam ser criadas a partir da iniciativa da população. Atualmente existem muitos casos de estupro, que passam despercebidos pela sociedade, e até mesmo pelas autoridades, portanto, a população deveria tomar tal atitude, pois a própria é afetada com o crime.

   A nação brasileira deve saber de seus direitos, e que podem contribuir para um país mais justo e com menos desigualdades, devendo focar sempre no que mais afeta a sociedade brasileira atualmente, como é o caso de crime de estupros que crescem cada vez mais.

   Existem vários meios para a população tomar iniciativa: protestos, assinaturas, entre outros métodos. A mídia, por exemplo, deve divulgar esse direito pouco explorado pelo povo, para que a nação exerça a soberania de fato, contribuindo para um país com mais justiças, mais igualdades e cada vez mais democrático.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à regência e à objetividade.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível desenvolver um pouco mais, aprofundando a proposta a ser apresentada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200