NO Brasil(,) como um país que permite a iniciativa popular para criação de leis, e fazer com que elas se tornem legalmente ativas, deveria existir mais leis com frente popular. Apesar da população ter esse direito, é um recurso pouco explorado, se fossem para existir 100 leis de frente popular, por exemplo, teríamos alcançado apenas 4% dessa meta.
Leis que tornassem a pena de estupro mais rígida, deveriam ser criadas a partir da iniciativa da população. Atualmente existem muitos casos de estupro, que passam despercebidos pela sociedade, e até mesmo pelas autoridades, portanto, a população deveria tomar tal atitude, pois a própria é afetada com o crime.
A nação brasileira deve saber de seus direitos, e que podem contribuir para um país mais justo e com menos desigualdades, devendo focar sempre no que mais afeta a sociedade brasileira atualmente, como é o caso de crime de estupros que crescem cada vez mais.
Existem vários meios para a população tomar iniciativa: protestos, assinaturas, entre outros métodos. A mídia, por exemplo, deve divulgar esse direito pouco explorado pelo povo, para que a nação exerça a soberania de fato, contribuindo para um país com mais justiças, mais igualdades e cada vez mais democrático.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à regência e à objetividade.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível desenvolver um pouco mais, aprofundando a proposta a ser apresentada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |