Frequentemente ouve-se falar de estupro, crime hediondo, que tem como maior parte das suas vítimas mulheres, e crianças. Tal crime, tem o número de denúncias reduzidas reduzido, e causa trauma nas vítimas.
A quantidade de denúncias, embora crescente, (ainda) é um número pequeno pequena, equivalente em relação à frequência em com que este crime ocorre. É muito provável que estas denúncias sejam poucas por medo, e/ou receio por parte da vítima, que na grande maioria é ameaçada. Conviver com insegurança, e (a) dúvida de denunciar ou não, torna a vítima mais fraca fisicamente, e(,) principalmente(,) psicologicamente.
Algumas vítimas conseguem superar os traumas advindos do estupro, porém outras tentam lidar com isto para sempre. A propósito, as consequências são muitas, como por exemplo, o desencadeamento de doenças graves, como a depressão, e outros transtornos mentais que afetam o bem estar físico e psicológico.
Embora o número de denúncias ainda seja pequeno em relação a à frequência (com) que o crime acontece, este número cresce. Para combater ou minimizar o estupro, e as consequências geradas por ele, é preciso que as vítimas denunciem. As penas devem se tornar mais rígidas, e realmente serem cumpridas. Aconselha-se que as vítimas busquem ajuda psicológica. E que as famílias apoiem a mesma. Espera-se que a população também faça a sua parte, auxiliando pessoas que foram vítimas do estupro. O governo deve auxiliar as vítimas(,) disponibilizando programas que tenham atendimento psicológico acessível a todos, e também com campanhas que alertem a todos (sobre) a importância da denúncia.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda um tema importante, mas não é o tema proposto neste mês pelo Bando de Redações. A proposta demanda um texto sobre projeto de lei de iniciativa popular, e pede a sugestão de um para envio ao Congresso. Fuga ao tema zera a redação no ENEM e em outros processos seletivos. Leia a proposta com atenção.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |