No Brasil(,) em pleno século XXI, vivemos uma democracia extremamente conturbada, Primeiramente em primeira caso devemos pensar bem na hora de votar em nossos candidatos, por que porque é por meio deles que queremos ter mudanças políticas, social sociais, éticas, moral morais etc. Ao contrario, criam leis que para ser aprovada é preciso ter voto popular, mas ao invés de voto, gera grandes protestos, quando se é adotado por meio do “referendo”.*
A criação de leis deveria ser mais estudadas, ir as às ruas e saber o que os cidadãos querem de melhoria, seja na educação, saúde, esporte, e tantos outros fatores que influenciam no dia a dia, tanto para um melhor bem-estar e comodidade do brasileiro. Forma essa , Uma forma de fazer isso é pelo plebiscito. Mais Mas a democracia atualmente não está funcionando dessa maneira, são criadas propostas que beneficiem beneficiam os “políticos” , como se não bastasse os luxuosos gastos que o governo tem com todos: viagens, banquetes, ternos, empregados, e ainda os desvios bilionários.
(Nos) Deixamos ser manipulados por algumas mídias que é beneficiadas por partidos políticos; sem profundos conhecimentos de quem realmente é o nosso candidato, mas ao eleger a cada quatro anos, percebemos o nosso erro e ver vemos o real estrago que estamos fazendo; mal esse que nós mesmos fizemos e estamos pagando por isto. Ainda vemos nossos candidatos com uma viseira de mula, sempre achando que irá irão mudar o país com total exuberância.
Ao longo das décadas, poucas leis foram criadas por meio popular, (.) no que atualmente estão ocorrendo muitos protestos, sendo pelo fim de alguns plebiscitos**, altos juros, e pelas melhorias, ou seja, nas pacificações a população propõem novos projetos, tanto nas ruas como nas redes sociais e blogs. Assim, ganha as mídias rapidamente fazendo grande pressão ao governo, ocasionando ainda mais as discussões.
Comentários do corretor
* Frase confunda, sem sentido. Organize.
** que plebiscitos? Os protestos não têm a ver com nenhum plebiscito atualmente.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão verbal e frasal.
Texto confuso. As ideias não estão claras, a falta de pontuação atrapalha o entendimento dos períodos e o ponto central da proposta, o PL de iniciativa popular, não foi explorado.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |