Um dos mecanismos de participação política direta é a Lei de Iniciativa Popular, que são projetos de lei elaborados pelo povo e enviados ao poder legislativo para serem analisada analisados e votada votados.
Uma proposta de lei que pode ser eficaz no exercício da democracia e na participação do povo nas decisões políticas, é tornar obrigatória a realização de referendos e plebiscitos para decidir sobre qualquer projeto de lei ou outra atitude do Estado que afete uma parcela, mesmo que mínima, da população.
A sociedade estaria mais satisfeita se tivesse opinado em relação ao impeachment da presidenta Dilma Rouseff. Já que ela foi eleita pelo povo, só poderia ser afastada pela decisão do próprio povo. Se (em) uma decisão desse porte, que afeta um país inteiro, a sociedade não pôde opinar, torna claro que no Brasil não há, efetivamente, uma democracia participativa e direta.
Para se realizar referendos e plebiscitos, deve haver uma classificação dos projetos e propostas por grau de importância e urgência. E que nos referendos a sociedade seja convidada a participar, mas aquelas pessoas que mais serão afetadas por tal decisão, sejam convocadas.(,) De modo que possam entender de maneira clara e honesta os prós e contras da temática discutida.
E depois, toda a sociedade terá direito de votar em um plebiscito, a favor ou contra a proposta. E somente após a consulta pública, uma decisão seja seria tomada.
A proposta de lei apresentada tem por objetivo tornar eficaz o exercício da democracia, de maneira que a sociedade sempre possa decidir sobre o futuro de sua cidade, estado e país.(,) E não somente nas eleições de dois em dois anos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |