"A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo". Ao postular essa frase, Abrahan Lincoln-um dos grandes presidentes dos Estados Unidos- esperava que as pessoas tivessem uma participação mais direta nas decisões de seu país. Contudo, no Brasil, existe atualmente uma distância enorme entre um cidadão não político e uma lei que é aprovada na câmara dos deputados. É por isso que , infelizmente, o país vem passando por grandes crises econômicas e políticas.
A proclamação da República em 1889, embora ainda um pouco restrita, foi o início de fato da democracia. Cada vez mais ,no entanto, o eleitor fica distante das decisões legislativas ocorridas na câmara , não podendo manifestar ,assim, diretamente a sua opinião a respeito de um determinado projeto de lei em votação. Por isso ,também, que manifestações acontecem frequentemente no país, pois a sociedade está insatisfeita com as medidas tomadas pelos seus representantes. Dessa forma, deve haver sim leis que venham de iniciativa popular, porque somente assim teremos um estado totalmente democrático, do mesmo modo como já afirmava Rousseau, que a democracia só é absoluta se os projetos para a nação partirem diretamente da população.
Além disso, é por causa desse distanciamento entre cidadãos e decisões , que o país passa atualmente por uma crise econômica. Isso ocorre, porque a maioria dos deputados pertencem a uma classe social e econômica muito melhor do que a maior parcela das pessoas, no país, se encontra. Desse modo, então, eles não vivem diretamente aquilo que seus eleitores convivem, logo, nem sempre suas providências são reflexos do que a sociedade necessita. Fica desorganizado desorganizada, com isso, toda a política social e financeira do Brasil, fortalecendo, dessa maneira, a indispensabilidade do próprio povo propor suas leis.
É inegável, portanto, que a não participação direta dos indivíduos nas decisões legais gera problemas graves. Para reverter essa triste realidade, é preciso que a câmara dos deputados(,) juntamente com o senado, convoquem a assembleia constituinte, com o intuito de constitucionalizar que as leis de caráter social sejam propostas e votadas pela população. Seria interessante também , que o ministério da Educação(MEC) incluísse no currículo mínimo do ensino médio, uma disciplina política, a fim de ensinar e informar sobre a nova participação dos eleitores nas decisões do país. Somente assim, será possível fazer valer as palavras de Lincoln e fazer o democracia ser, de fato, para o povo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao uso excessivo de advérbios de ligação.
O texto tangencia o tema proposto, mas a abordagem poderia ser um pouco mais direta e específica. Faltou explicar o que é e como pode ser proposto um PL de iniciativa popular.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |