Um dos maiores problemas do Brasil atual é sem dúvidas o excesso da violência por parte dos policias militares, especialmente contra os jovens negros, que morrem todos os dias no país, (.) eles matam e não são punidos, então continuam o genocídio. Se o Estado não tem tomado providência para punir seus membros(,) ele também se torna culpado por ocultar os crimes.
Os policias precisam ser desmilitarizados, não se pode deixar uma arma nas mãos de assassinos impetuosos que atiram para matar no primeiro preto que aparece. Mudar a arma de fogo por uma de choque não resolve o problema(,) já que a depender da carga pode levar uma pessoa a óbito. Eles precisam ser reeducados com urgência, passar por um novo treinamento que os ensinem a proteger não só os brancos, passar por psicólogos, precisam ser punidos por seus erros para que não se enxerguem como deuses capazes de decidir quem morre e quem fica vivo.
53% da população brasileira se declara preta ou parda, isso é mais que a metade da população, 53% de brasileiros e brasileiras são enxergados como uma ameaça a à antiga maioria branca, vistos como potencias assaltantes que iram irão levar seus celulares importados. São 2,7 jovens negros mortos a casa cada um branco, os negros representam 77% dos jovens mortos entre 15 e 29 anos, apenas 8% dos crimes são julgados. A desculpa mias utilizada pela polícia para justificar o índice alarmante de morte da juventude negra (é) que estão os protegendo das drogas.
Já que o Estado não tem mostrado interesse com o genocídio da juventude negra, está na hora do cidadão assumir a responsabilidade. Esse lamentável quadro em que o Brasil se encontra precisa ser mudado com urgência. Os jovens não podem ficar em casa com medo esperando o dia em que o Estado vai tomar providências.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto faz uma sugestão interessante, bem embasada em dados e muito pertinente de PL de iniciativa popular. Faltou, no entanto, introduzir esse tipo de PL,explicando seu funcionamento ao leitor.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |